Foi na banheira, brincando com as bolhas de sabão, que a bruxa Cremilda teve a ideia de criar uma linha de sabonetes especiais. Ela e o pato Epitáfio trabalharam por dois dias no laboratório e obtiveram um excelente resultado. Criaram vários sabonetes. Entre eles: sabonete Força Máxima, sabonete Adeus, preguiça e também o sabonete Corpo Dourado. Não marque bobeira! Conheça a linha inteira!
Editora: Franco Autor: Jonas Ribeiro Ilustrador: Biry Sarkis Faixa Etária: A partir de 7 anos Nº de pág: 16 Acabamento: Brochura Formato: 17x25 cm ISBN: 978-85-7671-035-6
<strong
ATIVIDADES SUGERIDAS SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA A COLEÇÃO SEGREDOS E AVENTURAS DA BRUXA CREMILDA Texto: Jonas Ribeiro - Ilustrações: Biry 16 p. – 4 cores – 17x25cm Você está convidado a experimentar cremes poderosos, a voar na velha e querida vassoura e a entender o coração de uma bruxa feliz. Fique à vontade para abrir as páginas do diário da Bruxa Cremilda. Mas, atenção... fique atento para descobrir entre poeira e teias de aranha os segredos e as aventuras malucas dessa bruxa muito diferente. Temas abordados: fantasia, bom humor, peripécias de bruxa.
Sugerimos que se inicie o trabalho com a coleção, abordando as bruxas de uma maneira geral, para em seguida deter-se em cada história especificamente. - Conversar com a turma sobre duendes, magos e outros seres fantásticos, como as bruxas. - A Bruxa Cremilda utiliza seu caldeirão para fazer seus cremes. Lembrar histórias em que aparecem bruxas e seus inseparáveis caldeirões. - Pesquisar: De onde vêm as bruxas? - Falar das bruxas conhecidas Alceia e Memeia (das histórias de Walt Disney), Maga Patalógica, Madame Min e outras. - Passar para as crianças filmes de bruxas. - Lembrar que o Dia das Bruxas é 31 de outubro. - Ao final do trabalho com a Coleção, propor aos alunos que criem uma nova aventura para a Bruxa Cremilda e o Pato Epitáfio. Bruxa Cremilda e seus sabonetes transformadores: - Quem já tomou banho de banheira, encheu o banheiro de espuma e ficou com os dedos dos pés e das mãos enrugados de tanto ficar na água? - Você já visitou um laboratório? Se a escola possuir um laboratório de ciências, organizar uma tarde de experiências com os alunos. Aproveitar algum conteúdo estudado para ser experimentado. Consultar Almanaques, as revistas Ciência Hoje e Recreio, que têm ótimas sugestões. - Pedir aos alunos que levem para a sala de aula, revistas de produtos de beleza e ler com os alunos as composições dos sabonetes. - As indústrias brasileiras, atualmente, têm usado ingredientes encontrados nas florestas. Por quê? - Os sabonetes da Bruxa Cremilda têm vários aromas interessantes. O que você achou? Tomaria banho com algum deles? - Qual sabonete você daria de presente? Por quê? - Sugerir que os alunos pesquisem a origem dos sabonetes.