O livro nos leva a um passeio na chácara de Bia, lá encontramos alguns filhotes que despertam a sua atenção. Os filhotes são vulneráveis, delicados, mesmo quando são filhotes de animais grandes como uma vaca. Enfim, todo e qualquer filhote chama a atenção de uma criança.
Editora: Franco Autor: Iris Borges Ilustrador: Jader de Melo Faixa Etária: 4 a 7 anos Nº de pág: 12 Acabamento: Brochura Formato: 24x24 cm ISBN: 978-85-7671-295-4
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Temas abordados: campo, animais, hábitos, diversidade de espécies, cuidado e emoção.
- Bia vive no campo. Converse sobre o viver no campo. O que tem de bom e o que tem de ruim; - A história apresenta várias espécies de animais. Construa com os alunos um painel com fotos e gravuras de animais; - Imite os sons dos diversos animais do livro; - Como são os gatinhos e os cachorros de acordo com o texto? - Quando os cavalinhos nascem, como ficam suas perninhas? E como são chamadas as perninhas dos cavalos? - Converse sobre as brincadeiras como cavalinho de pau, cavalinho de cabo de vassoura, carrossel etc. - Os cavalos estão presentes em muitas de nossas atividades como trabalho, lazer etc. Liste algumas dessas atividades. - O que os bezerros fazem e que som eles emitem? - Existem outros animais que se alimentam como os bezerros? Como se chamam os animais que mamam? - Conversar sobre os mamíferos, suas características, e fazer uma lista desses animais; - De onde vêm os patinhos e os pintinhos? - Conversar com os alunos sobre animais domésticos e organizar colagens desses animais; - Trabalhar com a música Lá vem o pato, do CD A arca de Noé, de Vinícius de Morais; - Qual sentimento é despertado em Bia quando ela vê as mamães cuidando dos filhotes? - “Quando Bia vai dormir, ela gosta de ficar bem enroscadinha no colo da vovó”, o que será que ela pensa? - Peça as crianças para elas desenharem os filhotes de que mais gostaram.