Marketing Rural: Como se comunicar com o homem que fala com Deus
Quem se interessa por marketing e comunicação na área rural encontrará neste livro várias formas para se comunicar com o produtor rural, desde o "como" e até o "onde" e "de que maneira", ou seja, o tom e o clima, pois apresento no livro análises de campanhasde comunicação de várias empresas fornecedoras de insumos, mostrando o que funciona e o que não funciona quando se pretende comunicar com esse ser "iluminado" que "fala com Deus".
Nessas análises reproduzdo e comento anúncios de revistas, jornais e comerciais de TV que, em minha opinião, usaram a comunicação adequada ou incorreta para vender ao produtor rural.
A obra é direcionada para profissionais de publicidade e marketing, mas cabe como uma luva para quem trabalha em cooperativas, revendas, ou é um RTV de empresas de insumos.
Há muitas dicas e análises no livro sobre como funciona a cabeça do produtor enquanto consumidor de insumos, ou seja, como ele raciocina, e como processa uma decisão de compra.
Editora: Ufv Autores: Richard Jakubaszko Ano: 2006 Edição: 2ª Páginas: 205 Acabamento: Brochura Formato: 15x22cm ISBN: 85-7269-265-7
Primeira Parte
A Política Agrícola e a Prioridade - 15 A Pesquisa no Campo - 25 Psicografia do Produtor Rural - 37 A Necessidade da Onipotência - 39 A Importância da Experiência - 41 Um “Case” Que Alterou Comportamentos - 42 Os Valores do Homem do Campo - 44
Segunda Parte
O Que Funciona e o Que Não Funciona na Comunicação com o Homem Que Fala com Deus - 61 Teste a Sua Comunicação Sempre - 70 Lembre-se: Suas Informações Serão Sempre Checadas - 71 Comunique com Eficiência - 72 Meio Ambiente - 73 Folclore ou Poluição? - 81 Respeite a Experiência do Homem do Campo - 82 Não Tente Vender Valores Urbanos - 85 Faça Testemunhais Quando Possível - 85 Seja Simples... Mas Não Tente Ser Caipira - 87 Fale com os Líderes de Opinião - 92 Faça Comerciais ou Anúncios do Tipo Problema e Solução - 93 Evite Promessas Milagrosas - 97 Não Use Sexo Como Motivação - 98 Mostre o Produto em Uso Quando Possível - 103 Sustente, Mantenha Seu Posicionamento - 105 Tenha Tantos Posicionamentos Quanto o Mercado Exigir - 109 Sempre Que Possível Use a Nostalgia - 117 Cuidado com o Humor - 118 Não Faça Audiovisuais Técnicos em Comerciais de Trinta Segundos para Televisão - 121 Não Tenha Medo de Textos Longos - 121 Evite ou Tome Cuidado com: - 124 Chame Seu Público pelo Nome - 125 Mostre Fartura e Produção - 128 Planeje e Produza com Antecedência a Propaganda para o Homem do Campo - 128 Compare a Relação Custo Versus Beneficio - 134 Novas Tecnologias ou Lançamentos - 139 Dicas para Falar com Especificadores e Líderes de Opinião - 142 Assistência Técnica - 143 Faça Propaganda Comparativa, mas Tenha Cuidado - 145 Produtos com Restrições Legais - 148 Cuidado com os Ruídos na Sua Comunicação - 154 Seja Pertinente - 158 Marketing Direto - 159 Telemarketing - 165 Promoção de Vendas - 171 O Tom e o Clima da Comunicação - 178 Mídia: os Princípios Básicos de uma Boa Escolha - 184 O Futuro - 199 Referências - 205