• Muito Além da Loucura


Neste volume, estão reunidos dois contos de H.P. Lovecraft. O primeiro deles entre os mais explorados no cinema, apresenta o ressuscitador Herbert West. O jovem médico, disposto a alcançar a fama absoluta ao vencer a morte, inspirou a onda dos zumbis na cultura pop. Afinal, os maiores êxitos de suas experiências de ressuscitador são os mortos-vivos que passaram a aterroriza-lo.

Esse conto rendeu três filmes em três décadas de sucesso na telona - existe um quarto roteiro ainda não filmado - e até chegou aos palcos sob a forma musical em 2011.

Queixam-se os cultores fiéis de Locecraft que os filmes da série, assim como criações em outras mídias sobre esse conto, fixam-se no personagem do Dr. West, mas se distanciam demais do plot proposto pelo autor.

Quem registra essa controvérsia são os escritores Andrew Migliore e John Strysik, autores de um Guia do Cinema de H.P.Lovercraft, que, no entanto, ressaltam a excelente recepção dos filmes entre os críticos e suas premiações, como um prêmio especial no Festival de Cannes.

O segundo conto, por sua vez, é uma típica história de casa mal-assombrada. É nela que penetra Alonzo Typer, um pesquisador de ciências ocultas interessado em descobrir um "segredo" ligado aos antigos proprietários - uma família de holandeses com fama de adeptos de feitiçaria.

A invenção é de William Lumley, que Lovecraft considerava um semianalfabeto "incrivelmente erudito nas tradições da magia medieval & possuidor de um sutil & genuíno senso do fantástico", segundo escreveu ao amigo Robert E. Howard em 1932. Foi decerto por isso que trabalhou de graça no conto, compondo a nota editorial do início, introduzindo a história da família holandesa, a ligação de Typer com ela e a boa prosa do texto.

Curiosamente, as duas histórias se ligam pelo desaparecimento dos personagens principais logo no início. Em Herbert West, o Ressuscitador, encarrega-se do anúncio o narrador, colega e assistente do Dr. West desde os tempos da Faculdade de Medicina. Em O diário de Alonzo Typer, é a nota do editor que informa dia e hora do sumiço do pesquisador, cuja história será conhecida por meio das anotações feitas em seu diário. Eles desaparecem, sim. Mas como?

Editora: De Cultura
Autor: H.P.Lovercraft
Tradução, Arte e Notas: Cayman Moreira
Faixa etária: Ensino fundamental - Ensino Médio
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23 cm
Nº de pág: 96
ISBN: 978-85-293-0220-1

Muito Além da Loucura

  • Editora: De Cultura
  • Autor: H.P.Lovercraft
  • Disponibilidade: Avise-me
  • R$ 36,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP