• Nutrição e Adubação Grandes Culturas Cerrado


Nutrição e Adubação de Grandes Culturas na Região do Cerrado

As pesquisas pioneiras conduzidas pelo Instituto de Pesquisas IRI em Pirassununga, SP, e Anápolis, GO, na década de 1960, mostraram que os solos sob vegetação de Cerrado são deficientes na maioria dos macronutrientes (Ca, Mg, K, P) e micronutrientes (Zn, B e Cu) importantes para as plantas, são ácidos e apresentam teores variáveis de Al3+. Esses resultados foram corroborados, na década de 1970, pelos trabalhos do Prof. Alfredo Scheid Lopes e colaboradores (UFLA) e pela pesquisa e experimentação sistemáticas do Centro de Pesquisas do Cerrado (atualmente Embrapa Cerrados). A partir daí, foram geradas tecnologias de correção e fertilização dos solos do bioma Cerrado, as quais propiciaram a abertura de novas fronteiras agrícolas.

A aplicação dessas novas tecnologias, no entanto, gerou efeitos colaterais físicos de erosão e compactação dos solos, os quais, associados à deficiência hídrica periódica dos ambientes do Cerrado e ao aumento dos preços dos insumos agrícolas, têm prejudicado a real eficiência agronômica e econômica dos pacotes tecnológicos preconizados. Com novo enfoque, várias instituições vinculadas ao setor agropecuário estão redirecionando as pesquisas em várias subáreas da Ciência do Solo, da nutrição de plantas, da adubação e da produção vegetal (melhoramento genético, defesa fitossanitária, manejo de culturas), para enfrentar esses novos desafios.

Nesta publicação são destacados: (a) a sustentabilidade do bioma Cerrado; (b) a ação de elementos benéficos, em especial do Si, para mitigar as deficiências de K, Fe, Mn, Zn e B, e a tensão salina e o déficit hídrico; (c) a diagnose do estado nutricional de grandes culturas usando novas práticas associadas à fenologia nutricional e com o emprego de sensores multiespectrais e ópticos, com enfoque nos teores de N e clorofila foliares; (d) propostas de emprego da inteligência artificial na diagnose foliar com o uso de sensores de alta resolução. Grandes culturas como arroz, algodão, feijão-comum, soja, sorgo, girassol e cana-de-açúcar são discutidas em abordagens que contemplam as interações da correção da fertilidade do solo e adubação com a nutrição vegetal (marchas de absorção de nutrientes) e os condicionadores de crescimento.

Finalmente, o bioma Cerrado é abordado de forma compreensiva, como um ambiente agropecuário tanto potencialmente produtivo quanto limitante, contemplando abordagens pedológicas associadas a geotecnologias aplicadas à agricultura. O uso conjugado das técnicas discutidas nesta publicação certamente constitui um conjunto complementar para a implementação de práticas de agricultura de precisão.

Porto Alegre, 12 de fevereiro de 2019.

Huberto José Kliemann

Organizadores: Rilner Alves Flores, Patrícia Pinheiro da Cunha, Robélio Leandro Marchão e Milton Ferreira Moraes
Ano: 2019
Edição:
Número de páginas: 607
Acabamento: Brochura
Formato: 16x22cm
ISBN: 978-85-495-0258-2

Nutrição e Adubação Grandes Culturas Cerrado

  • Autor: Rilner Flores e Outros
  • Disponibilidade: Em estoque
BRL
  • 7500

    R$ 75,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP