ATIVIDADES SUGERIDAS
Temas abordados: suspense, comportamento, cultura jovem e História do Brasil.
Linguagem
- A história foi narrada por cinco personagens diferentes. Quais são as diferenças na forma de cada um contar a história?
- Formar grupos de alunos com interesses e vivências diferentes. Cada um deverá descrever uma mesma pessoa, lugar ou objeto. Compare os textos produzidos, destacando as semelhanças e diferenças da visão e do estilo de cada um.
- Catarina utiliza muitas expressões em latim. Pesquisar a história dessa língua. Procurar saber também de que forma ainda é utilizada e citar algumas expressões.
- Criar um jornal com as notícias da turma. Pode ser em papel ou virtual, utilizando a internet. Formar equipes e distribuir funções. Não esquecer do cuidado na hora de selecionar e divulgar as notícias.
História e Geografia
- Ouro Claro é uma cidade fictícia, mas as cidades históricas de Minas Gerais são reais. Diante disso, é possível:
. Levar os alunos a pesquisarem sobre a situação atual das riquezas minerais brasileiras.
. Apresentar cidades históricas na qual a cidade do livro foi inspirada, tais como Tiradentes e Mariana.
- Apresentar a Inconfidência Mineira e alguns de seus principais personagens.
- O que é e o que faz o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional? Debater a importância da preservação da história: como, por que, para que e para quem preservar?
- Seu Bento era a “memória viva” de Ouro Claro. As pessoas, tanto quanto os monumentos e documentos, trazem em si informações preciosas sobre o nosso passado. Convidar uma pessoa idosa para descrever sua cidade e os hábitos da sociedade de sua época, comparando depois com o presente.
Artes
- Maria Luíza faz caricaturas – falar sobre a arte da crítica através de caricaturas e charges na imprensa.
- Catarina toca violino – discutir o gosto musical dos alunos e seus conhecimentos sobre instrumentos musicais.
- Há um pintor entre os personagens. Apresentar arte barroca e seus principais representantes no Brasil, como o Aleijadinho.
Ciências
- Entre os maiores mistérios da ciência está o funcionamento da mente humana. Fazer uma pesquisa sobre os superdotados e discutir: afinal, o que é inteligência?
Para refletir e debater:
. Catarina apresenta um desvio de comportamento. Qual é?
. O que você faria se descobrisse que um colega seu anda fazendo a mesma coisa?
. Que caminhos você julga que seriam adequados para resolver esse problema?
. Maria Luíza trabalha como modelo. Você concorda com os padrões de beleza impostos pelos meios de comunicação?
. Qual é a responsabilidade dos meios de comunicação na formação do pensamento e da opinião da sociedade?
. A verdade está nos olhos de quem vê?
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
- LEWICKI, Glaucia. O enigma do Museu Mariano Procópio. Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. O segredo da sala da rosa. Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. O mistério dos sete de ouros. Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. O segredo do Catetinho. Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. Uma aventura no Museu Histórico Nacional. Franco Editora.
- LEWICKI, Glaucia. O desafio do Museu da Língua Portuguesa. Franco Editora.