Esta é uma ótima história! Tem cachorros, gatos e ratos; tem praça onde eles vivem; tem problemas para serem resolvidos, discussões, disputas e... uma bela solução no final. Tudo isso contado de um jeito gostoso, rimado, alegre.
Cada personagem que aparece na história traz um pouco daquilo que temos. O entusiasmo e a preguiça, a bondade e a maldade, a solidariedade e o egoísmo. Os diálogos nos levam a pensar sobre muita coisa importante: aproveitar o melhor de cada um, quando se quer encontrar solução para um problema que é de todos; estar atento a perigos que ameaçam planos bem bolados.
É, assim, uma história que leva o leitor a um empolgante passeio pelo grande desafio de como viver junto.
Temas abordados: mudanças, desperdícios, amizade, política, responsabilidade, comprometimento, organização e união.
- O livro abre portas para um lindo trabalho sobre organização, solidariedade, limpeza e muitas outras situações. A história é engraçada e cheia de coisas legais para serem ensinadas;
- Ler a história ou se preferir, faça uma contação da mesma usando fantoches ou slides;
- Converse com os alunos sobre os personagens e suas atitudes;
- Converse com os alunos sobre os cães. Por que são considerados os melhores amigos do homem?
- Liste com as crianças as raças dos cães contadas na história e pesquise as características da cada uma.
- O que é pet shop?
- Quem possui cão em casa?
- O livro fala de um mutirão de limpeza que fez com que a cidade se tornasse limpa e organizada. O(a) professor(a) pode realizar um projeto na escola com o título “Patrulha da limpeza” (em um dia, todos verificam se tem lixo no chão da sala de aula se estendendo pela escola e recolhem o lixo. A cada dia, 4 crianças fazem a patrulha, usando um avental feito em TNT – esses patrulhadores irão observar quem joga lixo no chão ou cascas de frutas e chamam a atenção de quem cometeu a infração).
- Essa patrulha pode ser organizada de forma política e democrática. As crianças escolherão um líder geral que irá organizar a cada dia o patrulhamento (o que será feito e as punições para quem cometer as infrações).
- Esse projeto poderá durar um bimestre inteiro. Portanto o(a) professor(a) poderá fazer atividades de colorir, de pintar, montar painéis, escrever textos e poemas com os temas propostos.
- A união dos cachorros, gatos e ratos é o que marca a organização da cidade. Isso permite ao professor(a) uma boa reflexão com seus alunos para que eles observem a organização ou desorganização da sala de aula.
Interpretando de texto
1- O que fez com que A cidade dos cachorros, onde todos conviviam bem, mudasse de repente?
2- O vira-lata percebeu que a cidade estava suja e chamou o labrador para ser prefeito da cidade e encontrar uma forma de limpá-la. O que o labrador respondeu?
3- Sentindo o mau cheiro da cidade, o vira-lata pediu ao perdigueiro para se tornar o fiscal. Por que o perdigueiro não aceitou?
4- Ao ver o pastor alemão, o vira-lata pensou ter encontrado a solução, dizendo que só ele daria jeito na desorganização. O que respondeu o pastor alemão?
5- Quando chegaram o rottweiler e o pit-bull com toda firmeza o vira-lata pensou, “A praça vai ficar uma beleza”. Mas, os cães queriam ser radicais e a situação exigia urgência e não violência. Que tipo de governo queria o vira-lata?
6- O bulldog apesar de preguiçoso é forte e valoroso. Ele aceitou ser prefeito e agradeceu todos por confiarem nele. O pastor-alemão com muita emoção mudou de opinião. O que ele anunciou?
7- O vira-lata ficou tão contente que com bons latidos comunicou a todos que?
8- Além dos cachorros, quem mais apareceu para ajudar?
9- Quem fez o discurso do bulldog?
10- O que aconteceu com o bulldog e com o gato Três Bigodes na hora de fazer o discurso?
11- O que a beagle que até então ficava calada, ao ficar indignada, mostrou para toda cachorrada?