• A Cultura da Figueira


A figueira, uma das plantas mais antigas cultivada pelo homem, inclusive com citações na Bíblia, é originaria do Sul da Arábia para algumas fontes e, para outras, da Ásia Menor, de onde se espalhou pela Europa e América.

No Brasil, sua introdução ocorreu em 1532, por Martim Afonso de Souza.

Apesar de ser considerada uma espécie de clima temperado, apresenta boa adaptação às diferentes condições de clima e solo, o que a torna uma espécie com grande expansão mundial.

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de figos com uma produção estimada de 24.146 toneladas. Em primeiro lugar, está a Turquia que produz atualmente cerca de 210.000 toneladas. Os principais estados produtores de figos no Brasil são o Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.

A cultura da figueira se apresenta como uma excelente alternativa para as propriedades, especialmente as pequenas, na busca pela melhoria da renda e na geração de empregos.

No entanto, é fundamental que o empresário rural, grande, médio, ou pequeno, tenha um detalhado conhecimento das exigências da planta, bem como, de fatores ligados à questão de mercado, agregação de valor do produto, entre outros.

Esta publicação, elaborada com a contribuição de renomados especialistas na cultura da figueira pertencentes a diferentes instituições do País, busca divulgar os conhecimentos existentes que vão desde aspectos relacionados ao melhoramento genético, propagação, ecologia, poda e condução, pragas e doenças, produção integrada, colheita e comercialização, entre outros temas relevantes da cultura.

Editora: Ufla
Editor: Nilton Nagib Jorge Chalfun
Ano: 2012
Edição:
Nº de pág: 342
Acabamento: Brochura
Formato: 17 x 24cm
ISBN: 978-85-8127-011-1

A Cultura da Figueira

  • Editora: UFLA
  • Autor: Nilton Nagib J. Chalfun
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 65,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP