• A Educação em Mészáros


A educação em Mészáros: Trabalho, Alienação e Emancipação

Que papel cumpre a educação na sociedade capitalista? A pergunta não é nova e já deu ensejo a intensas discussões. Todavia, conserva-se atual, visto que as condições históricas permanentemente cambiantes impõem sempre novas exigências à educação.

István Mészáros, não sendo pedagogo de ofício nem filósofo da educação, nesse debate, introduzindo, como autêntico filósofo strictu sensu, categorias analíticas originais, a partir das quais examina a relação educação-sociedade tal como ela se dá na atual fase do capitalismo, por ele interpretada como uma época de crise estrutural do sistema sociometabólico do capital. Assim, atualiza e revigora a questão supracitada, residindo aí, talvez, sua maior contribuição para o referido debate.

Delinear com precisão a concepção meszariana da educação é o desafio aqui assumido por Caio Antunes. Para vencê-lo, debruça-se com zelo quase exegético sobre obras de grande densidade, como A educação para além do capital (2005, A teoria da alienação em Marx (2006) e O desafio e o fardo do tempo histórico (2007), procurando também cotejar as posições teóricas, a saber, Lukács e Marx. Por esse caminho, Caio vai, pouco a pouco, descortinando ao leitor essa concepção, procurando realçar seu caráter materialista e dialético e sua força emancipatória.

Assim, o livro de Caio Antunes introduz efetivamente Mészáros no debate educacional, tornando-se referência para educadores e estudiosos da educação, particularmente para aqueles que buscam converter a teoria que norteia sua prática em força material recriadora do mundo.

Editora: Autores Associados
Autor: Caio Antunes
Ano: 2012
Edição:
Nº de pág: 144
Acabamento: Brochura
Formato: 14x21cm
ISBN: 978-85-7496-295-5

A Educação em Mészáros

  • R$ 39,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP