• Agroecologia - Princípios e técnicas
Agroecologia: Princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável


A agroecologia nos leva a pensar não apenas nos resultados imediatos de nossas ações mas principalmente, no que elas significarão para todos os seres que compartilham de um mesmo ambiente, respiram o mesmo ar e participam de uma única biosfera. Baseada em princípios agroecológicos, a agricultura orgânica garante alimentos livres de resíduos tóxicos, em nossa mesa. Além disso, essa prática não agride a saúde dos agricultores nem dos ecossistemas, permitindo que a mãe Terra seja ainda mais pródiga com seus filhos.
Somente nas últimas décadas, é que os problemas decorrentes da agricultura convencional se tornaram visíveis, para a opinião pública.
A poluição da água, a degradação dos solos, a má qualidade dos alimentos, a diminuição da biodiversidade e o êxodo rural fazem com que a agricultura orgânica se imponha cada vez mais como alternativa indispensável. Além do mais, como sua prática obedece a princípios adequados à manutenção da relação solo/planta num equilíbrio de sanidade, recusando pesticidas e adubos
químicos de síntese, só contribui para a pureza do ambiente e para a saúde humana.
Quem trabalha a terra e enfrenta as adversidades e a incerteza de colher o que planta, para fazer chegar às nossas mesas o “pão de cada dia”,necessita, cada vez mais, de aprofundar seus conhecimentos sobre como lidar com a natureza, noutra perspectiva. Esse é o grande desafio que nós,técnicos e agricultores, temos que enfrentar, pois quando ficamos durante muito tempo, presos a certas verdades consideradas absolutas ou quando nos sentimos limitados por crenças que já ficaram no passado, é chegado o momento de tomar uma atitude alternativa e de buscar novas perspectivas e possibilidades que antes não enxergávamos.
Frutos de uma parceria bem-sucedida entre a Embrapa Agrobiologia, a Embrapa Solos,a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRural/RJ) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro (Pesagro/ Rio), o Sistema Integrado de Pesquisa em Produção Agroecológica(Sipa) ou Fazendinha Agroecológica do Km 47, e o presente livro, são resultados dessa tomada de atitude.
O Sipa foi o ponto de partida para as ações em agricultura orgânica das instituições parceiras nos campos do ensino, da pesquisa e da extensão,e deste livro, que é um instrumento de trabalho para técnicos,professores e estudantes que se interessam pela agroecologia e pela prática de uma agricultura sustentável. Abordando aspectos acadêmicos e aplicados da agroecologia, ele é direcionado, também, a quem encara a agricultura não apenas como atividade econômica, mas também como meio de contribuir
para a sobrevivência do homem do campo e da cidade, e de quem tem alguma relação com a terra.
Dejair Lopes de Almeida
Pesquisador da Embrapa Agrobiologia

Editora: Embrapa
Editores Técnicos: Adriana Maria de Aquino e Renato Linhares de Assis
Ano: 2005
Edição:
Número de páginas: 517
Acabamento: Brochura
Formato: 16x22cm
ISBN: 85-7383-312-2

Agroecologia - Princípios e técnicas

  • Editora: Embrapa
  • Autor: Adriana M. de Aquino
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 80,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP