Editora: Franco
Autor: Ana Maria de Andrade
Ilustrador: Ana Maria de Andrade
Sugestão: 6 a 8 anos
Acabamento: Brochura
Formato: 25x17 cm
Número de páginas: 16
ISBN: 978-85-7671-092-9
SUGESTÕES                            DE ATIVIDADES PARA O LIVRO INFANTIL
                        Á                        GUA VIVA
Temas                          abordados: Ecologia, natureza.
                          Temas transversais: Meio ambiente: o ser humano interagindo                          com a natureza impedindo sua destruição.
                          
                          O livro “Água Viva” pode ser adotado                          tanto para classe da Educação Infantil,                          quanto para classes do Ensino Fundamental. Nesta ficha                          de sugestões, você professor, irá encontrar                          atividades diversas, as quais devem ser adaptadas de                          acordo com a faixa etária. Destacam-se pontos                          de interesse, presentes na narrativa e nas ilustrações,                          que possibilitam motivar diferentes estudos, nas diferentes áreas                          disciplinares.
                          
                          - Educação Ambiental (Ciências)
- Montagem do aquário em sala de aula – destaque para as plantas e animais que vivem na água. Pesquisa sobre a diferença entre os mares, rios e lagos - animais de água doce e salgada, diferenças entre o siri e o caranguejo (pág 16). Estudo dos animais aquáticos, as partes do seu corpo, sua alimentação, reprodução e hábitos.
- Pesquisa dos animais que correm risco de extinção e montagem de painéis e/ou álbuns de figurinhas – destaque para a baleia (capa).
- Pesquisa dos animais anfíbios, que podem respirar na água e na terra, e montagem de painéis e/ou álbuns de figurinhas – destaque para o Saposo (pág. 7).
- Pesquisa do tempo de decomposição do lixo jogado na água e montagem de painéis utilizando sucata para a demonstração.
- Criação do ponto de coleta seletiva dentro da escola. Promoção de campanha da prática dos 3Rs entre as crianças, familiares, professores e funcionários. Parceria com as cooperativas de reciclagem da região e/ou famílias de catadores de lixo, para o encaminhamento correto do material reciclável.
                              - Experiências e vivências que demonstram                                      o ciclo da água:
                                Com a ajuda da professora, simular o ciclo                                      da água                                      com água quente em panela com tampa, demonstrando                                      desde a evaporação até a condensação                                      e precipitação na natureza.
                              Demonstração da presença da água                                        dentro do nosso corpo. Respirar em frente ao espelho                                        e notar a presença do vapor d’água.
                                Observar duas mudas de planta durante                                        um período                                        de tempo, uma com rega diária e outra sem água,                                        comprovando a importância da água para                                        os seres vivos. A mesma experiência pode ser                                        realizada com sementes, observando-se a necessidade                                        da água para a germinação.
                                Observação da água limpa e da água                                        suja ao microscópio, demonstrando a presença                                        de microorganismos na água poluída e                                        o perigo desta à saúde das pessoas.
                                Vivenciar a filtragem da água através                                        de filtro caseiro demonstrando à criança                                        a sua importância para a saúde. Pesquisa                                        das doenças que podem ser transmitidas através                                        da água poluída.
- Geografia
- Pesquisa dos diferentes tipos de solos que compõem os rios, os mares e os lagos – rochas, areia, corais e conchas. Estimular a criança e a família a passear em locais que possuam tais ambientes e promover coleções de conchas e pequenas pedras.
- Construção da maquete do globo terrestre, utilizando massa de papel e/ou argila, demonstrando à criança como aconteceu a formação dos oceanos e rios. Na própria maquete destacar como acontece o assoreamento dos rios jogando-se lixo ou arrancando-se as plantas e pedras da sua margem. Excursões a locais que possuem rios poluídos e rios limpos são excelentes ferramentas para a criança vivenciar tais situações.
- Construção da maquete da cidade e do sistema de encanamento de água dos rios para as casas, demonstrando à criança como o lixo e a poluição podem chegar às suas casas.
                              - História
                              - Retrospectiva – Pesquisar os rios e/ou praias                                                  que ficam mais próximas à escola. Marcar                                                  entrevistas com a vovó e o vovô para que                                                  contem como eram estes ambientes no seu tempo de criança.                                                  Estimular a pesquisa de fotos e montar linha de tempo                                                  que mostre a ação do homem na natureza                                                  e os impactos ambientais.
- Fiscalização – Pesquisa dos órgãos fiscalizadores para a preservação do meio ambiente, estímulo ao exercício da cidadania, confecção da carteirinha “Amigo da Natureza”, incentivando as crianças a denunciarem as ações de destruição da natureza.
- Passeata pela Vida - Promoção de caminhada em defesa da água, dentro da própria escola ou no quarteirão, com distribuição de panfletos e uso de cartazes e faixas confeccionados pelas próprias crianças. Entrega de documento/relatório às autoridades do local, que reivindiquem melhorias no sistema de esgoto, coleta de lixo e preservação das águas.
- Ação Solidária – Promoção do Dia da Limpeza, reunindo crianças, familiares e amigos para mutirão de limpeza das ruas, rios ou mares próximos à comunidade.
- Matemática
- Cores das ilustrações – As cores foram utilizadas com base nos estudos da cromoterapia. O fundo das ilustrações acompanha os sentimentos expressos no contexto de cada uma das cenas.
- Formas – O papel usado para a técnica do Origami estimula o estudo das formas geométricas (Peixinho Dourado, Saposo e Caranguejo – quadrado/ Peixinho Rosa – Círculo).
- Coleções – Montagem da caixa de coleção de elementos naturais dos rios e mares – folhas, flores, pedras, sementes, gravetos, conchinhas. Associação dos elementos em conjuntos (com o auxílio de barbantes e lã colorida), contagem e operações simples.
- Artes Plásticas
- Origami, recorte e colagem – reprodução dos personagens e criação de outros;
- Pintura aguada – Uso da água para diluir tinta guache. Realizar a pintura com pincel ou soprando com canudinho.
- Pintura com aquarela – brincar com a mistura das cores.
- Pintura com tinta espumada - Misturar sabão em pó ou detergente com guache e pintar obtendo efeito “espuma”. Pode-se pintar com pincel ou pedaços de espuma, batendo-se levemente sobre o papel.
- Colagem - com areia e outros elementos naturais, reproduzindo os cenários da história e o fundo dos rios e mares.
- Confecção de brinquedos e objetos utilitários utilizando sucata, demonstrando à criança o reaproveitamento de materiais que são jogados no lixo.
- Confecção do papel reciclado – promover trabalhos de artes a partir do papel confeccionado (cartões, origamis, caixinhas), assim como objetos feitos de papel machê.
- Língua Portuguesa
- Imagens - Leitura da história somente por imagens;
- Recriar a história – em forma de prosa, em forma de poesia, em quadrinhos. Criar novos finais para a história;
- Livro da turma – coletânea de textos e desenhos dos alunos sobre o tema em questão;
- Jornal-mural – coletânea de matérias jornalísticas que dizem respeito à destruição do meio ambiente e ações preventivas. Promover matéria produzida pelos próprios alunos, dividindo a turma em equipe de reportagem.
- Recreação
- Corrida das bolas – Encher bolas com água e correr. Sai da brincadeira a criança que deixar a bola cair e estourar.
- Dia da Limpeza – As crianças levarão para a escola objetos, brinquedos e roupas para lavar. A atividade deve ser realizada em dia de sol, quando as crianças poderão usar roupa de banho e utilizar a mangueira para promover a limpeza de forma descontraída e divertida.
- Bolas de Sabão – Promover a brincadeira da bola de sabão, utilizando copinho descartável e sucata para confeccionar o aro para soprar.
- Dramatização – Dramatizar os bichinhos que vivem na água e promover brinquedos cantados com cantigas de roda alusivas ao tema: “Peixe Vivo”, “A Canoa Virou”, “Caranguejo Peixe É”, “O Anel” (Bia Bedran).
Jogos
                              Sugestões                            no site da autora:  www.anamariadeandrade.com
                              Fale                                                                                                                                                       com a                                                                                                           autora                                                                                                           e                                                                                                                                                   envie seus                                                                                                           trabalhos                                                                                                                                                                                                                     para                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               publicação                                                                                                                          no site. ana@anamariadeandrade.com
Produtos relacionados
|  Formas de pagamento:
  contato@ciodaterralivraria.com.br  | 



 
  
  
 
 
 