• Boi de Conchas e Outros Contos Caiçaras


A rede de pesca, a canoa colorida, os ranchos dispostos ao longo das praias, o imaginário popular, o linguajar caiçara, os folguedos. São essas imagens que pululam em Boi de conchas e outros contos caiçaras, as quais nos transportam para outro tempo. Tempo dos antigos, do contar pulsante.

O que significa caiçara? A própria palavra traz a sua narrativa. Muitos afirmam ser o termo uma corruptela de caá-içara, originário do tupi-guarani. No passado, esteve ligado às estacas utilizadas tanto para cercar a aldeia indígena como para prender os peixes nas águas.

Também, passou a ser associado às cabanas de pescadores – os ranchos -, construídas nas praias para abrigarem as canoas e demais apetrechos de pesca. No entanto, com o tempo, a palavra “caiçara” se tornou um elemento identi?catório para aqueles que habitam, sobretudo, o litoral dos Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. Para além da palavra, “caiçara”, neste livro, desvela uma trama de simbologias, histórias guardadas na memória dos velhos e transmitidas de geração a geração.

Nesse processo, cada narrador traz a sua marca, ressignificando as histórias e tornando-as vivas. Eis a máxima do narrador: “Quem conta um conto, aumenta um ponto”.

Assunto: Lendas e contos caiçara.

Indicações: Séries finais do Ensino Fundamental e EJA

Editora: Sowilo
Autor: Janaína de Figueiredo
Ilustrações: Bruna Lubambo
Indicações: Séries finais do Ensino Fundamental e EJA
Acabamento: Brochura
Formato: 22,5×31cm
Nº de pág: 68
ISBN:
978-85-68490-95-2

Boi de Conchas e Outros Contos Caiçaras

  • Editora: Sowilo
  • Autor: Janaína de Figueiredo
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 62,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP