Respeitável público!... O coelho sumiu! E agora? Como Abracadabra fará seu número de mágica? Com a ajuda das outras crianças que fazem parte do Circo Picadeiro, ela deverá juntar as pistas e desvendar esse mistério a tempo do grande espetáculo daquela noite. O que será que aconteceu?
Editora: Franco Autor: Gláucia Lewicki Ilustrador: Amanda Freitas Faixa Etária: 8 a 10 anos Nº de pág: 20 Acabamento: Brochura Formato: 17x25 cm ISBN: 978-85-7671-255-8
SUGESTÕES DE ATIVIDADES
Temas abordados: a vida no circo, animais de estimação, reprodução animal, amizade e convivência feliz. Temas transversais: Ética/solidariedade: a resolução de problemas por meio de variadas formas de ajuda; Saúde: hábitos de higiene; Meio ambiente: o bem estar de cada membro da sociedade visando à harmonia de todos.
- Pesquise sobre história do circo. - Converse sobre uma escola de circo. Como funciona? Qualquer pessoa pode frequentar? Durante quanto tempo? - Quais são as diferentes atrações de um circo? O que você gosta mais em um espetáculo de circo? - Descreva as crianças do Circo Picadeiro. - O que acontece nos bastidores de um espetáculo? Será que a platéia percebe quando alguma coisa não sai conforme o planejado? Relato de experiências de bastidor (pode ser de uma peça, de uma apresentação na escola, etc...) - Parece que é fácil... A preparação de um artista exige muito estudo e ensaios diários. Como você acha que uma pessoa se torna um artista de circo? - O circo vive mudando de cidade. Converse com os alunos sobre povos Nômades X Sedentários. Listar povos que são nômades e sedentários. - O artista de circo convive com mudanças de casa, escola, cidade. O que há de bom e ruim nas mudanças? - Como você acha que é a vida das pessoas que trabalham no circo? E das crianças? - A arte circense passa de geração em geração. Converse com os alunos sobre coisas que eles tenham aprendido a fazer com seus pais, tios ou avós. - Um pouco de História... Os leões do circo têm nome de personagens históricos. Quem são eles e quando viveram? - Usando a criatividade... Os nomes dos personagens têm a ver com a função que desempenham no circo. Crie nomes para personagens de outras profissões, tais como músico, mecânico, padeiro, médico, etc... - Converse com os alunos sobre animais de estimação. Quais cuidados que devemos ter com eles? Peça às crianças que relatem suas experiências com seus animaizinhos. - Sugira que escrevam sobre seus animais. As que não possuem, podem escrever sobre qual animal gostaria de ter e por quê. - Como nascem os filhotes? Explique como se dá o nascimento de determinados animais. - Votação! Promova uma votação para escolher um novo nome para a coelha e seus filhotes. - Pode-se montar um mural sobre o circo. A professora poderá desenhar uma lona de circo e as crianças poderão desenhar ou colar artistas e animais de circo ou personagens da história. Respeitável público! Se houver um circo passando por sua cidade, organize um passeio!