• Conservação e Cultivo de Solos Florestais

Conservação e Cultivo de Solos para Plantações Florestais


Em seus quinze capítulos, são apresentados e discutidos dados de pesquisa e experiências práticas sobre a conservação e o cultivo de solos para o plantio de florestas homogêneas e mistas, como os florestamentos de Eucalyptus e Pinus, e os reflorestamentos com espécies da Mata Atlântica em áreas de preservação permanente.


São apresentadas tecnologias de manejo de solos arenosos a muito argilosos, com diferentes condições estruturais e riscos de erosão, em relevo plano e acidentado, sob as mais diversas condições climáticas. Os autores redigiram os capítulos de forma a constituir um livro didático, em linguagem clara e concisa, acessível a todos aqueles que atuam na área florestal.

 

O livro trata a conservação e o cultivo do solo dentro de uma perspectiva em que o melhor planejamento da propriedade rural é aquele que concebe ações sistêmicas baseadas nos recursos florísticos, hídricos, edáficos, econômicos e tecnológicos disponíveis na bacia hidrográfica, considerando-a como um todo interdependente e indissolúvel em longo prazo (princípio básico da sustentabilidade). Em outras palavras,considera a preocupação crescente em obter produtos florestais com boa qualidade, elevada produtividade e rentabilidade, sem prejudicar a qualidade do ambiente. Assim, destaca o grande esforço que tem sido feito por pesquisadores e produtores para mobilizar menos o solo e propiciar-lhe maior cobertura e proteção, ao mesmo tempo, reduzir a demanda energética e os custos. Estes objetivos têm levado à utilização crescente de técnicas de preparo de solo mais conservacionistas, como o cultivo mínimo, que tem se difundido rapidamente pelo setor florestal brasileiro nos últimos quinze anos.

 

Por fim, externamos nossa gratidão aos autores que se integraram nesta empreitada coletiva, sem o que não seria possível a consolidação deste livro. Esperamos que seu conteúdo seja útil a vários usuários, realizadores e difusores da evolução da silvicultura brasileira.


Editora: Ipef
Editores: J.Leonardo de M. Gonçalves e José Luiz Stape

Ano: 2002 - reimpressão 2015

Edição: 
Nº de páginas: 498
Acabamento: Capa Dura
Formato: 16 x 23cm
ISBN: 85-89142-01-9



Conservação e Cultivo de Solos Florestais

  • Editora: Ipef
  • Autor: J. Leonardo de M. Gonçalves e José Luiz Stape
  • Disponibilidade: Avise-me
  • R$ 120,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP