• Cultura da Cebola


Cultura da Cebola - Tecnologias de Produção e Comercialização

A cebolicultura no Brasil é uma atividade praticada, principalmente, por pequenos produtores e a sua importância socioeconômica se fundamenta não apenas na rentabilidade, mas, na grande demanda de mão de obra, contribuindo para a viabilização de pequenas propriedades e a fixação dos produtores na zona rural, reduzindo a migração para as grandes cidades.

Nas últimas décadas, embora tenha ocorrido aumento de áreas de plantio, o aumento de produtividade foi muito mais expressivo. Esse notável aumento de produtividade se deve aos esforços das instituições de ensino e pesquisa no desenvolvimento de novas tecnologias de produção e aos órgãos de extensão, principais responsáveis em transmitir os conhecimentos gerados aos cebolicultores.

A globalização da economia mundial e a formação do Mercosul interferiram, significativamente, no mercado de hortaliças no Brasil, sobretudo com relação à cultura da cebola. Com isso, estabeleceu-se a preocupação dos olericultores com a competição externa, no atendimento às exigências de mercado, como o principal centro de atenções do agronegócio da cebola.

Assim, surgiram novas demandas de tecnologia, levando os produtores a optarem por técnicas como semeadura direta com altas densidades de semeadura, plantio direto, correção de solo e nutrição mineral mais adequadas à cultura. Há busca também por novas cultivares e híbridos F1 com maior produtividade, melhor adaptação às condições climáticas, resistência às pragas e doenças e melhores características comerciais que atendam ao mercado consumidor cada vez mais exigente quanto às características químicas e nutricionais dos alimentos.

Agradecemos aos autores que participaram na elaboração dos diversos capítulos, disponibilizando aos interessados na cultura, valiosas informações que, sem dúvida, serão importante fonte de consulta.

Gostaríamos, nesta oportunidade, de homenagear o extensionista Sérgio Mário Regina (“in memorian”) pelo valioso trabalho prestado à Olericultura Nacional e a professora Janice Guedes de Carvalho (“in memorian”) pelas inúmeras pesquisas em nutrição mineral de plantas, inclusive em Olericultura e orientações e coorientações, desde a graduação até o pós-doutoramento. Além de professora/pesquisadora um ser humano incomparável.

Editora: Ufla
Coordenadores: Rovilson José de Souza, Rodrigo Pereira de Assis e Júlio César de Araújo
Ano: 2015
Edição:
Nº de pág: 370
Acabamento: Brochura
Formato: 17 x 24cm
ISBN: 978-85-8127-043-2

Cultura da Cebola

  • Editora: UFLA
  • Autor: Rovilson J. de Souza Et al.
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 75,00

Produtos relacionados

Alho do Plantio à Colheita
Cebola do plantio à colheita


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua do Rosário, 2101 - Piracicaba-SP