• Elementos da Natureza e Prop. dos Solos

 

É grande a minha satisfação em traduzir e apresentar a 3ª.Edição do Elements of the Nature and Properties of Soils - o livro universitário sobre Ciência do Solo mais usado no mundo. Em 1959 tive ocasião de estudar na versão inglesa de uma das primeiras edições do livro que deu origem a este - The Nature and Properties of Soils - por indicação de meu excelente professor de pedologia,o saudoso Petzval da Cruz Lemos, da então Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural (hoje, UFRRJ).

Pode-se dizer que a história desta obra teve início em 1922, com o lançamento do livro The Nature and Properties of Soils, por Lyon e Buckman. Anos mais tarde (1960), Nyle Brady uniu-se aos autores em uma nova edição. A sexta edição (Lyon, Buckman e Brady, 1960) e a nona edição (Brady, 1974) foram traduzidas para a língua portuguesa de Portugal, pela Editora Freitas Bastos. Tais livros foram adotados em Portugal, no Brasil e nos demais países de língua portuguesa nos muitos cursos relacionados à Ciência do Solo, muito recomendado pelos professores principalmente de Agronomia, e recebeu o apelido, dado pelos alunos, de NPS (de acordo com as iniciais do seu título Natureza e Propriedade dos Solos). Seguiram-se outras edições em inglês até que a 14ª deu origem a um livro mais compacto, mais enxuto, mas ainda rico em conteúdo e forma. Nascia o Elements of the Nature and Properties of Soils, cuja 3ª edição chega agora ao mercado brasileiro.

Muitas inovações foram incorporadas nesta obra: um estilo de escrita bastante agradável; quadros (boxes) e sites da internet com informações complementares; pranchas com fotos coloridas; questões para estudo ao final de cada capítulo, entre outras. Considerando o solo tanto um ecossistema quanto um recurso natural, o livro apresenta os princípios que podem ser adotados para que o solo se confirme como um provedor, em potencial, de alimentos, fibras, biocombustíveis, áreas de lazer e materiais de construção - ou seja, como o maior suporte para o incessante crescimento da população da Terra. Tudo isso sob o respaldo das mais novas e adequadas tecnologias que podem proteger o ambiente e minimizar a degradação, ou a destruição, deste que é um dos mais preciosos recursos naturais de nosso planeta: o solo.

Com mais de cem figuras, apresenta exemplos relacionados a muitos campos do conhecimento, incluindo agricultura, florestas e recursos naturais. Abordando os solos sob o ponto de vista ecológico, apresenta o sistema solo interconectado com as suas várias funções: meio para o crescimento das plantas, sistema de reciclagem de nutrientes e restos orgânicos, modificador da atmosfera, habitat para micro-organismos, sistema para suprir e purificar água e também um meio para obras de engenharia civil. Além disso, traz as mais recentes informações sobre coloides do solo; degradação e resiliência dos solos; fertilidade e adubação; ciclagem de nutrientes; manejo de terras úmidas; práticas de irrigação e drenagem; poluição química dos solos, etnopedologia, paisagismo e os preceitos da prática da agricultura orgânica - ou biológica.

Agradeço a ajuda de alguns professores e alunos de pós-graduação da USP/ESALQ, UNESP/Jaboticabal e UFSCar/Araras durante a produção desta edição brasileira, aos quais pude consultar sobre a melhor tradução de termos e expressões relacionadas às suas especialidades. Em particular, sou imensamente grato à minha companheira Ivana Q. de Andrade pela primorosa revisão de todos os capítulos.

Acredito que este livro será de grande utilidade para a comunidade acadêmica brasileira, em especial para pesquisadores e professores de agronomia, florestas, geografia, biologia, ecologia, geologia, engenharia civil, arquitetura e áreas afins, auxiliando-os não só no preparo de suas aulas, mas também como referência para seus estudantes, tenham estes apenas o desejo de se familiarizarem com os princípios básicos da ciência do solo ou de se especializarem nessa fascinante área do conhecimento científico.

Editora: Bookman
Autores: Nyle C. Brady e Ray R. Weil
Ano: 2012
Edição: 3ª
Nº de páginas: 716
Acabamento: Brochura
Formato: 21 x 28cm
ISBN: 978-85-65837-74-3

Elementos da Natureza e Prop. dos Solos

  • Editora: Bookman
  • Autor: Nyle C. Brady; Ray R. Weil
  • Disponibilidade: Avise-me
  • R$ 185,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP