O Objetivo central deste livro é trazer aos empresários rurais (pecuaristas), acadêmicos das ciências agrárias e profissionais do setor agropecuário informações e conceitos úteis relacionados à gestão na bovinocultura de corte.
Após breve caracterização da cadeia produtiva da carne bovina e dos sistemas de produção dentro da porteira (cria, recria, engorda e ciclo completo) os autores trazem conceitos relacionados à gestão de empresas rurais, ao diagnóstico e planejamento estratégico de propriedades rurais, ao estabelecimento de controles zootécnicos e financeiros e, por fim, apresentam as principais formas de comercialização da produção e seus fatores inter-relacionados.
Esperamos que este livro se torne um guia para profissionais e gestores que pretendam incrementar a produtividade e rentabilidade das propriedades rurais, tendo em vista que nem sempre o melhor resultado técnico significa maior lucratividade.
1 - Cadeia produtiva da carne bovina e os sistemas de produção na bovinocultura de corte - 21 1.1 - Cadeia produtiva da carne bovina - 21 1.1.1 - Visão sistêmica da cadeia produtiva - 27 1.1.2 - Estruturação: antes, dentro e depois da porteira - 28 1.2 - Sistemas de produção na bovinocultura de corte - 29 1.2 1 - Cria - 32 1.2.1.1 - Taxa de desmame - 35 1.2.1.2 - Peso ao desmame - 36 1.2.2 - Recria - 37 1.2.3 - Engorda/Terminação - 38 1.3 - A gestão do sistema de produção - 39
2 - Gestão do sistema de produção na bovinocultura de corte - 43 2.1 - Introdução - 43 2.2 - Gerenciamento na atividade pecuária - 45 2.2.1 - O processo da tomada de decisões - 46 2.2.2 - Mecanismos de gestão - 48 2.2.3 - Etapas para implantação de um sistema gerencial - 52 2.2.4 - Coleta, processamento e análise de dados - 53 2.3 - Gestão de recursos humanos - 54 2.4 - Gestão financeira - 56 2.5 - Custos de produção - conceitos básicos - 60 2.6 - Plano de contas pecuário - 63 2.7 - Metodologia dos centros de custos - 65 2.8 - Princípios do uso racional de recursos disponíveis - 68
3 - Diagnóstico e planejamento na bovinocultura de corte - 75 3.1 - Introdução – 75 3.2 - Princípios produtivos e características inerentes à bovinocultura de corte - 76 3.2.1 - Características das empresas agropecuárias - 76 3.3 - Diagnóstico de sistemas de produção na bovinocultura de corte - 78 3.3.1 - Diagnóstico técnico e gerencial - 79 3.4 - Conceitos e tipos de planejamento - 83 3.4.1 - Planejamento estratégico - 85 3.4.2 - Planejamento tático - 85 3.4.3 - Planejamento operacional - 86 3.5 - Conceitos relacionados ao planejamento - 86 3.6 - Processos do planejamento - 91
4 - Controles zootécnicos e financeiros na bovinocultura de corte - 95 4.1 - Introdução – 95 4.2 - Processos e atitudes para obtenção de indicadores - 97 4.3 - Controles zootécnicos e indicadores de resultados - 98 4.3.1 - Indicadores de processos e de resultados - 99 4.3.2 - Escrituração zootécnica - 101 4.3.3 - Identificação animal - 101 4.4 - Indicadores zootécnicos - 103 4.4.1 - Indicadores para a cria - 103 4.4.2 - Indicadores para a recria e terminação - 109 4.4.3 - Indicadores econômicos para sistemas de produção de bovinos de corte - 111 4.4.4 - Indicadores de projetos agropecuários- 116 4.4.5 - Balanço patrimonial - 117 4.4.6 - Análise de resultados (benchmarking) - 119
5 - Comercialização na bovinocultura de corte - 121 5.1 - Introdução - 121 5.2 - Comercialização agropecuária - 123 5.3 - Mercado - 123 5.3.1 - Estrutura de mercado - 124 5.3.2 - Formação do preço de mercado - 126 5.4 - Demanda e oferta de produtos agropecuários - 127 5.4.1 - Demanda - 127 5.4.2 - Oferta - 128 5.5 - Canais de comercialização - 130 5.5.1 - Leilões - 132 5.6 - Mecanismos de comercialização - 134 5.7 - Informações e comercialização - 136 5.8 - Diferenciação de produtos - 138 5.8.1 - Marketing - 140 5.9 - Relações comerciais entre as fases de produção - 141 5.9.1 - Relação de troca - 141 5.9.2 - Sazonalidade da produção - 142 5.9.3 - Ciclo pecuário - 142 5.10 - Fatores relevantes na comercialização de bovinos de corte - 143 5.10.1 - Fatores genéticos - 144 5.10.2 - Fatores zootécnicos - 145 5.10.3 - Fatores mercadológicos - 146 5.10.4 - Alianças entre produtores rurais - 147