• IA 297 - Manejo de pragas de fruteiras


Informe Agropecuário 297 - Manejo de pragas de fruteiras de clima temperado, subtropical e tropical

As contribuições da pesquisa têm colocado em crescente evidência os valores nutricionais e terapêuticos das frutas, além de seus aspectos sensoriais, que as fazem componentes essenciais de uma dieta saudável.

No entanto, há que se considerar que a exploração econômica das fruteiras tem como um dos principais gargalos o ataque de pragas. A infestação por esses organismos promove perdas quantitativas e qualitativas, além de elevar o custo de produção, tornando os frutos de acesso limitado à população.

Por outro lado, um novo perfil de consumidores valoriza cada vez mais, além dos aspectos qualitativos, aspectos relativos à preservação do meio ambiente e à saúde dos trabalhadores rurais. Esses aspectos também são exigências dos importadores de frutas, que requerem o conhecimento da origem dos produtos e o manejo da produção por meio de sua rastreabilidade.

Nesse contexto, têm-se a Produção Integrada e a certificação do sistema produtivo de frutas, que possibilitam a adoção de estratégias que visam à sustentabilidade da produção. Assim, torna-se necessária uma permanente atualização nos processos de geração e/ou adaptação de tecnologias, a fim de garantir um produto com qualidade, com elevada produtividade e que seja socialmente justo e com o mínimo de impacto ambiental.

Embora pesquisas sejam realizadas para o desenvolvimento de métodos de controle mais sustentáveis, como o controle biológico, algumas pragas são de difícil manejo, exigindo, não raramente, o uso de inseticidas. Nesse sentido, alguns entraves ainda persistem, como o reduzido número de produtos registrados para o controle de pragas de algumas fruteiras e a falta de métodos efetivos que reduzam a população de artrópodes em um curto período.

Esta edição do Informe Agropecuário aborda o manejo de pragas de algumas fruteiras, tais como morangueiro, coqueiro, bananeira, videira, pessegueiro, macieira, citros, anonáceas e figueira, e visa difundir conhecimentos e favorecer a transferência das tecnologias existentes para minimizar e/ou evitar a incidência de pragas na exploração comercial de fruteiras.

Editora: Epamig
Editores Técnicos: Lenira Viana Costa Santa-Cecília e Rogério Antônio Silva
Ano: 2017
Edição:
Nº de pág: 112
Acabamento: Brochura
Formato: 21x32cm
ISSN: 0100-3364

IA 297 - Manejo de pragas de fruteiras

  • Editora: Epamig
  • Autor: Vários
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 15,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP