• IA 302 - Sistema Plantio Direto no Cerrado


Informe Agropecuário 302 - Sistema Plantio Direto no Cerrado

A adoção do Sistema Plantio Direto (SPD) pelos produtores brasileiros, a partir da década de 1970, é considerada um marco no que se refere à conservação e à preservação dos solos no País.

Esta adoção vem crescendo exponencialmente até os dias atuais e estabilizou-se em, aproximadamente, 32 milhões de hectares, em todas as regiões brasileiras. Vários desafios foram enfrentados e vencidos ao longo desses anos, outros vêm surgindo a cada momento e têm preocupado a comunidade científica, técnicos e produtores que utilizam o sistema.

Dentre estes desafios, o principal tem sido o abandono de alguns princípios básicos, como deixar de lado as boas práticas que formam a base do SPD, principalmente a rotação de culturas e a manutenção de uma cobertura permanente sobre a superfície do solo com resíduos culturais.

Destacam-se, ainda, o uso excessivo do glifosato, a compactação superficial, a descontinuidade do SPD, as plantas daninhas resistentes aos produtos utilizados, o financiamento agrícola e a assistência técnica.
Em termos de modernização da agricultura brasileira, a utilização do SPD no Cerrado é uma realidade inquestionável.

As culturas são fundamentais em programas de rotação de culturas em SPD, por proporcionar grande produção de fitomassa. A sustentabilidade de um sistema de produção não está apoiada apenas em aspectos de conservação e preservação ambiental, mas também em aspectos econômicos e comerciais.

Esta edição do Informe Agropecuário mostra a importância da adoção do SPD no Cerrado, pelos produtores brasileiros, na manutenção da fertilidade do solo, no manejo de pragas, doenças e plantas daninhas em culturas anuais de grande importância econômica, na integração lavoura-pecuária associada às exigências climáticas, que são imprescindíveis para a sustentabilidade desse sistema no Cerrado.

Editora: Epamig
Editores Técnicos: José Mauro Valente Paes e Alex Teixeira Andrade
Ano: 2018
Edição:
Nº de pág: 120
Acabamento: Brochura
Formato: 21x32cm
ISSN: 0100-3364

IA 302 - Sistema Plantio Direto no Cerrado

  • Editora: Epamig
  • Autor: Vários
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 15,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP