• Macadâmia do Plantio à Colheita


O agronegócio tem sido a mola motriz da economia brasileira e é caracterizado pela abrangência nacional, pelo alto nível tecnológico e pelo empreendedorismo dos produtores, que buscam incessantemente a sustentabilidade econômica, ambiental e social.

A cadeia produtiva da noz-macadâmia é um exemplo clássico desse ciclo virtuoso de desenvolvimento que envolve uma cadeia agroindustrial consolidada, baseada no estreito elo entre produtores e agroindústrias.

Voltada principalmente para o mercado externo, a produção de nós-macadâmia tem crescido anualmente, abrindo novas oportunidades para produtores e empresários brasileiros, tendo como resultado o aperfeiçoamento e diversificação do agronegócio. Soma-se a isso o alto valor da produção, o que permite a incorporação da agricultura familiar no processo produtivo.

Diante da importância dessa cadeia produtiva e da escassez de informações técnicas geradas no Brasil para a macadamicultura, esta obra foi idealizada para subsidiar técnicos, produtores e agroindústrias do setor quanto aos aspectos agronômicos da produção.

No capítulo 1 é destacada a importância da espécie no Brasil e no mundo, além de apresentar dados acerca da área cultivada, produção total, produtividade e aspectos econômicos.

No capítulo 2, discutem-se exigências edafoclimáticas, ecofisiologia, botânica e melhoramento da cultura.

O capítulo 3, aborda a produção de mudas, bem como os principais tratos culturais em viveiros, incluindo planejamento, enxertia, material propagativo, entre outros.

No capítulo 4, são abordados os tratos culturais no cultivo desde a implantação até a colheita, como o preparo do solo, qualidade de mudas e transplantio, espaçamento, planejamento, tutoramento, podas, desbaste, desbrota, polinização, irrigação, entre outros.

No capítulo 5 são detalhados todos os aspectos relacionados à nutrição mineral da noz-macadâmia, bem como correção do solo, adubação de plantio e produção e sintomas de deficiência mineral.

Nos capítulos 6, 7 e 8 são abordados o manejo de pragas, as doenças e as plantas daninhas, respectivamente, em que se discutem os agentes e os métodos de controle fitossanitário.

O capítulo 9 trata-se de tema especial e estratégico: os sistemas de cultivo consorciado. O cultivo consorciado da macadâmia tem sido uma das estratégias mais promissoras para melhorar a viabilidade do cultivo. Nesse capítulo, são retratadas as experiências adquiridas no Brasil com consorciamento de macadâmia e café.

O capítulo 10 aborda as práticas de colheita e pós-colheita que melhoram a qualidade do produto e da indústria processadora.

Além de apresentar aos leitores os avanços proporcionados pela pesquisa com a macadamicultura brasileira, esta obra traz a visão prática e a experiência de anos de dedicação de importantes agentes dessa cadeia produtiva, como empresários (QueenNut Macadamia), técnicos (TechField Consultoria Agrícola) e pesquisadores de reconhecidos centros de pesquisa (Apta, IAC, USP, Unesp, Ufla e Ufv).

Desse modo, esperamos contribuir com informações técnicas de qualidade para alavancar a macadamicultura brasileira, melhorar os sistemas de produção e viabilizar, assim, melhores rendimentos para produtores e indústrias através de processos produtivos sustentáveis, resultando em maior competitividade da macadamicultura brasileira.

Editora: Ufv
Editores: Leonardo Pimentel e Aluízio Borém
Ano: 2019
Edição:
Nº de pág: 160
Acabamento: Brochura
Formato: 15 x 21,5cm
ISBN: 978-85-7269-591-6

Macadâmia do Plantio à Colheita

  • Editora: UFV
  • Autor: Leonardo Pimentel
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 71,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP