• Manejo Ambiental Agrícola


Não existe refeição grátis!(Norman Borlaug).

O objetivo fundamental deste livro de Manejo Ambiental Agrícola é o equilíbrio entre ciência agronômica, agricultura e a sociedade dos seres vivos, em especial da espécie humana. A obra do Eng. Agrônomo Odo Primavesi, é uma continuação da de seus pais Artur e Ana Maria Primavesi, pioneiros nestes temas, que espera complementar e melhorar muitas vertentes e conceitos por eles desenvolvidos, com novos fundamentos importantes dentro de fatores bióticos e abióticos, com bom senso, respeito à ecologia e à economia. Ela apresenta toda sua vivência no assunto. Obedecendo as leis fundamentais da ecologia a partir de Herácíito, pré-socrático, de que na natureza só a mudança é permanente; de Virgílio - Nihiio Nihil - de que do nada não se tira nada; das leis dos mínimos, máximos e do equilíbrio de Shelford; da restituição dos minerais de Liebig; dos acréscimos decrescentes de Mitscheriich e das leis básicas da Termodinâmica (energia), esta obra pretende dar mais esperança ao desafio de ter a cada dia que passa menos áreas agrícolas disponíveis e mais animais e humanos para se alimentar, não esquecendo Paraceisus: "a dose faz o veneno".

Aceitando a ideia de Einstein, de que só Deus e os alimentos não são relativos, a comida tem uma importância imensurável nas relações de vida e morte de todos os seres vivos.

A agricultura organomineral obedece à verdade absoluta de que todos os orgânicos provêm de minerais, água, ar e energia solar e que deve ser reciclada para o melhor uso (poluição mínima) de todos os fatores biológicos que regulam a vida no planeta Terra.

O futuro de todos os seres vivos depende muito da realidade de hoje, dos ensinamentos e erros do passado e do que se pretende para o futuro.

Cultivar ideias progressistas com muito critério científico e prático na divulgação de verdades relativas não é tarefa fácil. Críticas, novas sugestões são esperadas por parte de todos, quer sejam consumidores, produtores, pesquisadores, divulgadores, políticos ou aqueles que simplesmente desejam a paz entre os homens e a natureza. A agricultura agronômica ambiental é defendida na 3-Via do uso racional ecológico e econômico, em que todos os insumos devem ser usados com bom senso prático e científico, representando o futuro promissor da humanidade e do ambiente (o novo Jardim do Éden), consagrando o SPD.

Nas Colheitas Ecológicas Econômicas Máximas (CEEM), o alvo é produzir muito, procurando reduzir a fome que ainda atinge ao redor de um bilhão de pessoas, representando severo problema para a paz mundial, com auxílio de modelos e modelagem computacionais, como por meio do Programa de Adubação Modular (PAM). A melhor arma para diminuir conflitos entre os povos e a natureza, deve ser a agricultura sustentável sob todos os aspectos, controlando a terrível alternativa que depende de estômagos cheios ou vazios, no espaço e no tempo, da paz ou da guerra, dos onívoros e dos não onívoros, da fome ou da obesidade. Não existe refeição grátis.

Nota adicional importante

Homenagem especial aos autores e editor Ernesto Paterniani pela magnifica obra "Ciência, agricultura e sociedade", Embrapa 2006, bem como Manual de Fisiologia Vegetal e cultivos do professor Paulo R. C. Castro et ali, Ceres 2008, fundamentais no equilíbrio entre as leis dos mínimos e máximos.

Editora: Agronomica Ceres
Autor: Odo Primavesi
Ano: 2013
Edição:
Nº de pág: 828
Acabamento: Capa Dura
Formato: 16x23cm
ISBN: 978-85318-005-35

Manejo Ambiental Agrícola

  • Editora: Ceres
  • Autor: Odo Primavesi
  • Disponibilidade: Avise-me
  • R$ 175,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP