• Manual de Estimulantes Vegetais


Os Fertilizantes foliares têm sido aplicados extensivamente na agricultura. Além de caracterizarmos as primeiras aplicações desses agroquímicos, apresentamos aspectos da anatomia das folhas que são atingidas por esses produtos, os mecanismos de absorção passiva e ativa, os fatores que afetam a absorção e também aplicações e penetração dos nutrientes minerais. Consideramos que se trata de uma contribuição para melhor conhecimento da adubação foliar, cuja eficiência tem motivado controvérsias ao longo do tempo.

Os controladores hormonais, fosfitos, aminoácidos, extratos de algas, ácidos húmicos e fúlvicos, além das rizobactérias estimulantes, têm merecido cada vez mais atenção na agricultura tropical à medida que as técnicas de cultivo evoluem, principalmente em culturas de alto valor econômico. Além de caracterizarmos os controladores hormonais, mostramos alguns efeitos dos mesmos nos cultivos tropicais.

O objetivo desta obra é permitir aos Estudantes, Agrônomos, Produtores, Pesquisadores e Professores, que se dedicam à Fruticultura, Olericultura, Cultivos, Pastagens e Ornamentais, utilizar tecnologias já estabelecidas, assim como gerar suas próprias técnicas. Nessas aplicações de controladores hormonais na agricultura tropical é dada ênfase a alguns aspectos práticos da utilização dessa tecnologia agrícola.

Os Coordenadores

Neste livro tratamos de:

Fertilizantes foliares: sua relevância para a nutrição de plantas e de fatores que afetam a produção.

Biorreguladores: Auxinas, Giberelinas, Citocininas, Retardantes, Etileno e novos hormônios, cuja pesquisa e desenvolvimento já estabeleceram sua importância para os cultivos.

Bioestimulantes: Combinação de bioreguladores de alta eficácia agrícola.

Bioativadores: substâncias que induzem a sintese de hormônios endógenos, capazes de melhorar a produtividade vegetal através do aumento no vigor das plantas.

Fosfitos: possuem ação no controle de doenças induzindo a sintese de fatores de resistência das plantas; efeito nutricional de redução de toxidez de glifosato.

Além de Aminoácidos, Extrato de Algas, Extrato vegetais, Ácidos Húmicos e Fúlvicos, Rizobácterias, Metabólicos microbianos e Antitranspirantes, que apresentam grande potencial de utilização na agricultura tropical.

Boa leitura!

Editora: Ceres
Organizadores: Paulo Roberto de Camargo e Castro, Marcia Eugenia Amaral Carvalho, Ana Carolina Cabrera Machado Mendes e Bruno Geraldi Angelini
Ano: 2017
Nº Páginas: 453
Acabamento: Capa Dura
Formato: 15x24cm
ISBN: 978-85-318-0055-9

Manual de Estimulantes Vegetais

  • Editora: Ceres
  • Autor: Prof. Paulo Castro, et al.
  • Disponibilidade: Avise-me
  • R$ 145,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP