• Pedologia - Solos dos Biomas Brasileiros



A Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS) tem dentre suas publicações a “Revista Brasileira de Ciência do Solo”, que se tornou, em seus 40 anos de profícua existência, o carro-chefe da divulgação da Ciência do Solo em nosso país. É, com certeza, um referencial do repositório de qualidade de artigos científicos publicados por nossa comunidade científica.

Em julho de 2000, tivemos a satisfação de levar à gráfica o texto do volume I de “Tópicos em Ciência do Solo”, uma nova publicação da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Na apresentação desse volume o nosso saudoso colega e amigo Dr. Antonio Carlos Moniz, presidente de SBCS na época e, também, líder essencial à criação da Revista Brasileira de Ciência do Solo, escreveu: “O propósito desta publicação... foi construir uma via para elevar o conhecimento ilhado do artigo científico a um patamar mais alto, que, além de ser mais abrangente e atualizado, aborda tópicos de grande interesse no desenvolvimento da Ciência do solo”.

Hoje, esta publicação é componente obrigatório das melhores bibliotecas de nossos estudantes e profissionais da agronomia e de áreas correlatas.

Semelhantemente, na mesma época, demos início, à publicação de nossos “Livros-Texto”, com grande receptividade por nossos estudantes e professores em todo o país. Sobre um dos primeiros (Fertilidade do Solo, 2007), de uma série de seis livros até então publicados, o Professor Alfredo Scheid Lopes, em sua apresentação escreveu: “Esta publicação constitui um marco divisório da evolução do ensino e aplicabilidade da fertilidade do solo no processo produtivo da agricultura brasileira” e mais a diante “Temos certeza de que os conhecimentos contidos nesta publicação irão contribuir, de maneira marcante, para a consolidação do Brasil como grande potência mundial na produção de alimentos, agroenergia e outros produtos do campo...”

Assim, procurou-se com esses livros cobrir uma lacuna nos nossos cursos de graduação e de pós-graduação no país, caracterizados por uma evidente carência de textos básicos. Tinha-se nesta proposta utilizar o vasto conhecimento disponível por nossos associados nestes livros que objetivavam, também, otimizar o padrão de conhecimento de nossos egressos em agronomia e áreas correlatas, em um nível mais homogêneo e melhor. O sucesso desta iniciativa foi rapidamente percebido, pela demanda crescente pelos estudantes e professores do país. O entusiasmo de alunos e professores nos congressos era uma evidente percepção por todos nós do sucesso da empreitada.

O volume atual “Pedologia – Solos dos Biomas Brasileiro” é um complemento essencial de outro, publicado em 2015, “Fundamentos de Pedologia”, ambos liderados pelos brilhantes Professores Nilton Curi e João Carlos Ker. O Brasil agradece. A estes editores minha gratidão por me permitirem aflorar meu sentimento de profunda emoção nesta apresentação, ao rememorar toda esta trajetória de quase duas décadas. A SBCS lhes agradece.

Roberto Ferreira Novais

Prof. Emérito da UFV. Bolsista da CAPES.

Universidade Federal de Viçosa, Instituto de Ciências Agrárias, Campus de Rio Paranaíba, Rio Paranaíba. MG.

Editora: Sbcs
Editores:
Nilton Curi, João Carlos Ker, Roberto Ferreira Novais, Pablo Vidal-Torrado e Carlos Ernesto G. R. Schaefer
Ano: 2017
Pag: -
Acabamento: Brochura
Formato: 18x26cm
ISSN: 978-85-86504-22-8

Pedologia - Solos dos Biomas Brasileiros

Sbcs
  • Editora: Sbcs
  • Autor: Nilton Curi et.al
  • Disponibilidade: Em estoque
BRL
  • 17000

    R$ 170,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP