• Pequenas indústrias rurais de Cana-de-Açúcar


Pequenas indústrias rurais de CANA-DE-AÇÚCAR: Melado, Rapadura e Açúcar Mascavo

O agronegócio da cana-de-açúcar está vinculado aos processos históricos de ocupação territorial e de desenvolvimento de várias regiões do País, sendo estratégico o papel da pequena indústria rural de derivados de cana-de-açúcar para a agricultura familiar.

Levantamento realizado pela Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), em 2014, demonstra com clareza a importância de derivados da cana-de-açúcar, como o melado, a rapadura e o açúcar mascavo, além da aguardente, presentes em maior ou menor intensidade nos hábitos de consumo da população, praticamente em todo o território nacional.

Esses produtos, produzidos em pequena escala pela agricultura familiar, propiciam receita e empregos para um grande contingente de produtores e empreendedores rurais e demais associados à pequena agroindústria açucareira.

A primeira edição deste livro, em 2003, despertou muito interesse, sendo uma contribuição importante para a pequena agroindústria, em geral, e para a indústria de derivados de açúcar, em particular. Isso motivou a sua reedição, resultado de um esforço interdisciplinar e interinstitucional para oferecer informações sobre todo o processo de produção e transformação agroindustrial da cana-de-açúcar.

Nesta obra, incorporam-se alguns resultados de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para pequenos produtores de cana-de-açúcar, especialmente projetos, como: Rotcana – Desenvolvimento e Modelagem de Sistemas de Produção de Oleaginosas na Reforma de Canavial para Produção Sustentável de Biodiesel na Região Centro-Sul e Desenvolvimento de Sistemas de Produção de Cana-de-Açúcar no Cerrado.

Esta edição foi elaborada por pesquisadores de diferentes Unidades Descentralizadas da Embrapa, professores da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz e da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e agentes do setor privado. Aborda, em seus cinco capítulos, aspectos tecnológicos e de qualidade associados aos fatores de produção e processamento de cana-de-açúcar e de seus derivados. Discute também questões relativas ao mercado e à viabilidade financeira de um empreendimento agroindustrial modelo.

Pequenas indústrias de cana-de-açúcar é uma obra alinhada à proposta do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) – por meio da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) e do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor – de atuar para o aumento da qualidade dos produtos açucarados produzidos pela agricultura familiar em dois ângulos de ação distintos: a qualidade intrínseca do produto final e a certificação do processo de geração desse produto.

Uma análise focada na qualidade do produto final destinado ao mercado interno deve ter especificações de controle e de classificação exigidas pelo mercado e com custos de produção competitivos.

Esperamos que esta publicação contribua para o sucesso de novos empreendimentos nessa área e para o aperfeiçoamento contínuo daqueles já existentes.

Editora: Embrapa
Editores Técnicos: Fábio Cesar da Silva, Marco Antonio Azeredo Cesar e
Carlos Arthur Barbosa da Silva
Ano: 2018
Edição:
Nº de pág: 176
Acabamento: Brochura
Formato: 21x21cm
ISBN: 978-85-7035-803-5

Pequenas indústrias rurais de Cana-de-Açúcar

  • Editora: Embrapa
  • Autor: Fábio Cesar da Silva
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 25,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua do Rosário, 2101 - Piracicaba-SP