• Plantas para Jardim no Brasil


Neste livro as plantas continuam sendo apresentadas da mesma forma que na obra “Plantas Ornamentais no Brasil”, isto é, uma espécie por página, tendo contudo, um texto informativo, para cada espécie apresentada, um pouco mais longo, contemplando agora o uso exclusivo da espécie na composição de jardins, fornecendo também mais detalhes morfológicos necessários a sua identificação; da mesma forma, duas fotos ilustram cada espécie, porém a foto geral contempla mais diretamente o uso da espécie no jardim. O desenho gráfico foi renovado em relação à obra anterior, entretanto o formato de 15 x 22,5 cm continua o mesmo.

As espécies são relacionadas pelas famílias a que pertencem, com seus respectivos nomes botânicos e um ou vários nomes populares. Descreve-se sumariamente as características morfológicas, origem, modo de propagação e disposição no jardim, evitando-se o emprego de palavras técnicas pouco conhecidas. Deixou-se que as fotografias revelassem com maior eloquência os aspectos visuais mais incisivos; assim, como em outros livros do autor, cada espécie botânica é apresentada em uma única página e ilustrada com duas fotografias que contemplam, respectivamente, um detalhe do ramo florífero e uma vista de conjunto ou do hábito. Todas as fotografias apresentadas foram efetuadas pelo autor em território brasileiro, cuja localidade é apresentada no rodapé da imagem de tamanho maior.

A apresentação das espécies segue o sistema APG III, cujos fundamentos podem ser conferidos no livro “Botânica Sistemática - Guia ilustrado para identificação das famílias de Fanerógamas nativas e exóticas no Brasil”, baseado em APG III de Vinícius C. Souza e Harri Lorenzi. Em síntese, este sistema moderno de classificação contempla na sua organização também as similaridades genéticas entre os seres e não apenas as semelhanças morfológicas; em outras palavras, considera as relações evolutivas entre os seres; como consequência, muitas espécies agora aparecem em outras famílias botânicas quando comparado com a obra anterior, mas a ordem de apresentação continua a mesma, ou seja, alfabética de família, gênero e espécie dentro de cada ordem evolucionária - Pteridophyta, Gymnospermae e Angiospermae. Em função desta nova metodologia de classificação, muitas mudanças vem ocorrendo na nomenclatura botânica em geral, causando até algum desconforto e estranheza aos usuários não especializados no assunto; já a botânica sistemática, ciência que estuda os nomes das plantas, está passando por um dos períodos mais produtivos de sua história devido à geração de novos conhecimento.

Todas as fotografias foram efetuadas pelo próprio autor e na maioria dos casos no Jardim Botânico Plantarum em Nova Odessa - SP, onde todas as plantas aqui apresentadas vem sendo cultivadas e estudadas há quase 15 anos; as únicas exceções são algumas espécies cultivadas em regiões de altitude do Sul do país que não encontram condições climáticas de desenvolvimento nesta região.

Visando completar o conteúdo descritivo e fotográfico das espécies apresentadas, incluiu-se, na parte inicial do livro, um capítulo introdutório sobre os principais tipos de jardins implantados no Brasil, para os quais estas plantas são destinadas, cuja composição varia também com o clima, condições edáficas e região geográfica do país onde serão implantados. Este tópico também contempla a multiplicação das plantas e produção de mudas, bem como informações básicas sobre preparo e correção de solo, implantação e manutenção de jardins.

Características:
• Encadernação: capa dura colorida
• 1.056 espécies de plantas - 2.112 fotos coloridas (2 por espécie)

Trata-se de um livro destinado àqueles que se dedicam à jardinagem e ao paisagismo, contemplando a maioria das plantas herbáceas, arbustivas e trepadeiras utilizadas nos jardins brasileiros. Esta segunda edição, atualizada em relação à primeira, diferencia-se daquela principalmente pela presença de 25 espécies recém introduzidas nos jardins, em substituição à igual número que foram retiradas porque já não são mais ou são pouco utilizadas nos dias atuais; portanto, o número total de plantas apresentadas no livro continua o mesmo.

Destaques desta edição:
• Melhoria da qualidade gráfica
• Atualização dos nomes científicos segundo o APG III
• Muitas fotos novas (cerca de 250)
• Várias espécies e cultivares novos (cerca de 25)

Editora: Inst.Plantarum
Autor: Harri Lorenzi

Ano: 2015
Edição:
Número de páginas: 1.120
Acabamento: Capa Dura
Formato: 15,5 x 22,5cm
ISBN: 978-85-86714-47-4

Plantas para Jardim no Brasil

  • Editora: Plantarum
  • Autor: Harri Lorenzi
  • Disponibilidade: Avise-me
  • R$ 180,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP