• Quantificação de recursos florestais


Ao apresentar Quantificação de recursos florestais, ressalto a experiência dos autores, adquirida após anos de atuação na docência, na pesquisa e como profissionais engajados com os aspectos práticos. Essa experiência lhes conferiu conhecimento e credibilidade para preparar esta obra de peso e importância na área de Mensuração Florestal em geral.

Este livro, com mais de 300 páginas, apresenta uma abordagem diferente das demais existentes na área. Primeiramente, ela foi dividida em três partes, “Árvores”, “Arvoredos” e “ Florestas”, com conceituações de cada um desses temas. Os capítulos apresentam discussões específicas de cada parte. No fim do livro, são apresentados apêndices sobre temas gerais, como sólidos geométricos; conceitos sobre medição, estimação e predição; e regressão linear.

Diferentemente de outras publicações da área, são usadas nomenclaturas pouco usuais, mas apropriadas, em Quantificação de recursos florestais. Assim, na parte intitulada “Árvores”, os autores usam o termo arborimetria; na parte “Arvoredos”, usam o termo arbustimetria; e na parte “Florestas”, empregam a terminologia silvimetria, a qual já é bastante conhecida no meio florestal. Outro aspecto de Quantificação de recursos florestais é que a abordagem dos assuntos difere das abordagens encontradas em outros livros de Mensuração Florestal.

Além disso, esta obra contém tópicos não cobertos em obras tradicionais dessa área de conhecimento. A forma de abordagem dos assuntos constitui, portanto, um diferencial deste compêndio.

O presente livro é direcionado a estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores, bem como àqueles que militam dia a dia com medições de árvores, florestas e seus produtos, desde as simples avaliações do conteúdo presente até os processos e técnicas de estimação e predição, tanto em nível de árvore como de povoamentos e florestas. Nesse contexto, envolve as técnicas de modelagem e de amostragem, muito usadas e fundamentais para os engenheiros florestais e outros profissionais que cuidam do manejo florestal visandoà sustentabilidade da floresta e do empreendimento florestal como um todo.

Certamente esta importante obra é indispensável a todos os docentes e alunos das áreas de Dendrometria, Crescimento e Produção, Inventário Florestal, Dinâmica e Monitoramento da Floresta e de Povoamentos Florestais, etc. Com certeza vou tê-la em minha biblioteca e recomendá-la a todos os meus orientandos, demais estudantes e profissionais.

Por fim, gostaria de manifestar a honra de ter recebido a incumbência de fazer esta breve apresentação deste livro e parabenizo os autores João Luís F. Batista, Hilton Thadeu Z. do Couto e Demóstenes F. da Silva Filho, professores da Esalq-USP, pelo excelente trabalho, que certamente despendeu muito trabalho, dedicação, perseverança e abnegação, sem o que não se realiza uma tarefa desta grandiosidade.

Prof. Dr. Sebastião do Amaral Machado
Engenharia Florestal – UFPR

Editora: Oficina de Textos
Autor: João Luís F. Batista, Hilton Thadeu Z. do Couto, Demóstenes F. da Silva Filho
Ano: 2014
Edição:
Nº de pág: 384
Acabamento: Brochura
Formato: 21x28cm
ISBN: 978-85-7975-153-0

Quantificação de recursos florestais

  • Editora: Oficina de Textos
  • Autor: João L. F. Batista e outros
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 148,00


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP