• Rede Leite


Este livro relata a experiência do Programa em Rede de Pesquisa-Desenvolvimento em Sistemas de Produção com Atividade Leiteira na Região Noroeste do Rio Grande do Sul (ou simplesmente Rede Leite), conduzido por um conjunto de instituições de ensino, pesquisa, extensão rural e organizações de agricultores. É uma obra concebida, desenvolvida e escrita a muitas mãos. Não bastasse toda a riqueza da multiplicidade de visões sobre determinado processo, ela se propõe a descrever e relatar todo um trabalho multi e interdisciplinar que envolve várias instituições e que tem se consolidado com o passar do tempo.

Vinculado à temática do desenvolvimento rural, como não poderia deixar de ser, o foco do trabalho é nas pessoas. As ações são desenvolvidas de modo que, ao longo do processo, todos os atores sejam atingidos ou retroalimentados, promovendo o desenvolvimento mútuo e coletivo, na maior abrangência do termo. Provavelmente, isso explica o porquê de atores tradicionalmente encarregados de promoverem as ações de mudança, como pesquisadores, professores, e técnicos extensionistas, acusarem igual ou maior impacto positivo dos resultados do processo do que os próprios produtores rurais, tradicionalmente considerados como receptores das ações.

Chegar até esse ponto não foi tarefa fácil. Exigiu muito diálogo, muita mediação e uma postura de muita humildade por parte dos atores envolvidos, todos cientes de que tinham mais a aprender do que ensinar. Isso permitiu a evolução do processo, bem como seu crescimento e consolidação. Permitiu, por exemplo, que a saída (pelas mais diversas razões) de pessoas que foram fundamentais no início do trabalho, não decretasse o encerramento da experiência. Elas foram substituídas e acrescidas por outras pessoas que têm hoje igual comprometimento com os objetivos do grupo. Além disso, o trabalho continuou evoluindo ao longo do tempo, mesmo com as habituais modificações na gestão de muitas das instituições envolvidas, o que demonstra a solidez e a maturidade alcançadas pelo processo.

Resta, assim, evidente a importância deste livro, que se propõe a registrar, desde seus primórdios, uma experiência tão rica, geograficamente abrangente e duradoura. Mais do que importante, é necessário o registro de um trabalho como este, porque testemunha a materialização de um complexo processo de desenvolvimento rural que, com tal magnitude, raramente é capaz de transcender as páginas e referenciais teóricos de estudiosos do tema.

Por sua vez, a ideia não é expor uma receita de como se proceder para se ter sucesso em trabalhos dessa natureza. Não existe receita. Provavelmente, se o trabalho fosse iniciado novamente, seria conduzido de maneira diferente. Contudo, existem princípios que devem ser seguidos, esses sim, promotores e catalisadores de bons resultados em processos complexos. Dessa forma, o registro do histórico do trabalho e das percepções dos múltiplos atores envolvidos permite evidenciar os princípios que foram fundamentais para o sucesso da Rede Leite até aqui, e que poderão auxiliar em futuros trabalhos em outras regiões do País.

Editora: Embrapa
Autores: Gustavo Martins da Silva, Pedro Urubatan Neto da Costa e Adriano Rudi Maixner
Ano: 2016
Edição:
Nº de pág: 291
Acabamento: Brochura
Formato: 16x22cm
ISBN: 978-85-7035-640-6

Rede Leite

  • Editora: Embrapa
  • Autor: Gustavo M. da Silva
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 30,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP