SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O LIVRO
SUGISMUNDA, EU?
Temas abordados: hábitos de higiene, relação mãe/filha.
Dialogando com o livro
Caro professor: aqui estão algumas sugestões para o trabalho com o livro Sugismunda, eu? Você e seus alunos podem escolher as questões que considerarem mais interessantes e apropriadas, através de respostas orais ou por escrito. O que importa mesmo é que os leitores sintam prazer com a leitura e dialoguem com o texto.
Comentando e interpretando o texto:
- O que significa o termo “sugismunda”?
- Converse com os alunos sobre o mar: a cor da água e da areia, tipos de ondas, animais que moram na areia e na água.
- Converse com as crianças sobre as praias brasileiras: as mais bonitas, as mais frequentadas etc.
- Liste as brincadeiras que podemos realizar na praia.
- Deixe os alunos contarem como é o ritual do banho em sua casa.
Como preferem: banho quente ou frio? De chuveiro ou de banheira?
Qual é o melhor para a saúde?
Quem brinca durante o banho?
- Converse sobre o banho relacionado às várias culturas: dos europeus, brasileiros, índios.
- Pergunte se sabem de onde vem o costume dos brasileiros de tomar banho todos os dias.
- Em sua casa é uma luta para entrar no banho e outra para sair?
- Pode-se criar um mural com colagens com o título: HÁBITOS DE HIGIENE, contendo figuras de atitudes diárias de asseio com o nosso corpo.
- A mãe da Gigi disse: - olhe a “tolerância zero”! – que é uma expressão bem popular. Substitua a expressão por outra que tenha o mesmo sentido.
- Por que a Gigi disse que economiza água para ter a vida inteira?
- Proponha uma discussão sobre a questão da água no planeta: já que é um bem da humanidade, há de se ter cuidados especiais na maneira de utilizá-la, de economizá-la, de zelar por ela para que não venha a faltar, como já ocorre em outros países.
- Trabalhe com a personagem Cascão, de Mauricio de Sousa, que não gosta de banho. Cada aluno poderá levar uma história e montar um mural ou um álbum com as histórias.
Fazendo uma leitura do projeto gráfico:
- Oriente a exploração dos aspectos físicos do livro, como: formato, coleção, logotipo da editora e da coleção e detalhes do projeto gráfico.
- Pergunte sobre detalhes da capa e da quarta capa. Fale sobre esse primeiro contato com o livro; a capa chama a atenção do leitor, evoca lembrança de alguém, de algum anúncio?
- Por que na capa o cachorro está com um pregador de roupa no nariz?
- Chama-se folha de rosto a página, no começo do livro, que traz o título da obra, o nome do autor, o nome do ilustrador, o nome da editora e outros dados complementares. Fale sobre a ilustração da folha de rosto e sua relação com o enredo do livro. Passe a observar a folha ou página de rosto de outros livros.
- Você percebeu que o ilustrador Hugo utilizou aquarela para pintar as ilustrações? Você gosta da delicadeza da cor dessa tinta?
- O ilustrador também participa da história, inserindo personagens ou situações que não se encontram no texto. Hugo criou um cachorro para a história. O que você achou?