Este livro trata de um período e de um tema cruciais para o entendimento do Brasil atual. O período abrange as décadas de 1930 e 1940 quando, sob o impulso da Revolução de 1930, foram construídas as bases do Brasil moderno.
E o tema é a racionalização do trabalho com a criação do Idort (Instituto de Organização Racional do Trabalho), em 1931, importante ponto de apoio para a instituição do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), integrante do chamado “Sistema S”, ampla rede de formação profissional existente ainda hoje no país.
E o próprio Idort permanece em plena atividade, constituindo-se como o principal parceiro do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) no que se refere à formação e à capacitação de instrutores e consultores no âmbito do hoje tão decantado empreendedorismo.
Explorando a documentação pertinente, com destaque para a Revista Idort, Eraldo efetuou uma consistente crítica a esse verdadeiro partido ideológico da burguesia industrial utilizado para aplicar e disseminar no Brasil os postulados tayloristas como forma de disciplinar a classe trabalhadora e aumentar sua produtividade.
Trata-se, pois, de uma obra de leitura imprescindível para se compreender, em suas raízes, o fenômeno da dominação burguesa que vem estendendo seus tentáculos a toda a vida da nação, em especial no campo educativo.
Dermeval Saviani
Professor emérito da Unicamp
Editora: Autores Associados
Autor: Eraldo Leme Batista
Ano: 2015
Edição: 1ª
Nº de pág: 288
Acabamento: Brochura
Formato: 16x23cm
ISBN: 978-85-7496-351-8
Trabalho e educação profissional
- Editora: Autores Associados
- Autor: Eraldo L. Batista
- Disponibilidade: Avise-me
-
R$ 65,00
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |