• Doenças dos Cereais de Inverno


Nesta segunda edição “Doenças dos cereais de inverno: diagnose, epidemiologia e controle”, o livro foi revisado e atualizado, acrescentando novas informações, com atenção especial à quantificação de danos e ao manejo integrado das doenças.

O livro mantém o princípio de servir como referência prática aos produtores, estudantes, agrônomos e pesquisadores envolvidos com o cultivo de cereais de inverno.
Esta edição está dividida em introdução, principais doenças, figuras coloridas, fitopatometria, importância e quantificação de danos e medidas gerais de controle.

A introdução faz referência aos fatores determinantes de epidemias de doenças em cereais, descrevendo principalmente como são classificados os patógenos segundo seus requerimentos nutricionais e suas implicações na sobrevivência e nas estratégias de controle.

As principais doenças estão divididas em doenças bióticas e doenças abióticas.
Nas bióticas são relacionadas doenças do sistema radicular, foliares, colmo espiga ou panícula, procurando ­se caracterizar etiologia, ocorrência e importância econômica, ciclo das relações patógeno ­hospedeiro, epidemiologia e resumidamente as medidas gerais de controle de cada doença.

As figuras coloridas constam de um encarte com 108 fotos medindo 5x5 cm que ilustram principalmente detalhes de sintomas e estruturas de patógenos, citadas no texto do livro.

A patometria aborda critérios para quantificar doença no campo, associado com informações sobre os estádios de desenvolvimento da cultura e técnicas de monitoramento de doenças. Em relação quantificação de danos, atenção especial é dada para funções de dano estabelecidas para as principais doenças e que servem de base para serem utilizadas no cálculo do limiar de dano econômico visando ao controle químico pela aplicação de fungicidas nos órgãos aéreos.

Para finalizar, no controle das doenças, ênfase foi dado ao manejo integrado, destacando-se a importância da sanidade das sementes e da adoção de práticas culturais como rotação de culturas, que visam reduzir e/ou eliminar os patógenos nas suas fontes de inóculo.
Nesta última parte uma atenção especial também foi destinada ao controle químico pela aplicação de fungicidas nos órgãos aéreos.

Editora: Berthier
Autor: Erlei Melo Reis & Ricardo Trezzi Casa
Ano: 2007
Edição:
Nº de pág: 176
Acabamento: Brochura
Formato: 15x22cm
ISBN: 978-85-98548-08-1

Doenças dos Cereais de Inverno

  • Autor: Erlei Melo Reis
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 40,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP