As plantas de cobertura do solo têm sido usadas no Cerrado como produtoras de grãos e sementes, pastoreio, feno, silagem e formação de palhada, sendo esta última componente do sistema plantio direto. No solo, desempenham funções de fornecimento e reciclagem de nutrientes, proteção contra erosão, melhoria da infiltração da água, diminuição da temperatura e da radiação solar incidente, aumento da matéria orgânica, barreira física a plantas daninhas, entre outras.
A grande produtividade de biomassa é uma característica relevante das gramíneas. Já as leguminosas, além de mais rápida decomposição dos resíduos culturais, destacam-se pela capacidade de fixação biológica de nitrogênio.
Esta publicação está dividida em 11 capítulos e aborda a produtividade de biomassa, a taxa de decomposição, a acumulação de nutrientes e os efeitos nos atributos químicos, físicos e biológicos de solo de oito plantas de cobertura. É fruto de um trabalho de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, principalmente da parceria da Embrapa Arroz e Feijão com a Universidade Federal de Goiás.
Editora: Embrapa
Editores Técnicos: Pedro Marques da Silveira e Luís Fernando Stone
Ano: 2010
Edição: 1ª
Nº de pág: 218
Acabamento: Brochura
Formato: 16x21cm
ISBN: 978-85-7437-035-4
Plantas de Cobertura dos Solos do Cerrado
- Editora: Embrapa
- Autor: Pedro M. da Silveira e Luís F. Stone
- Disponibilidade: Avise-me
-
R$ 20,00
Produtos relacionados
Formas de pagamento:
contato@ciodaterralivraria.com.br |