SUGESTÕES  DE ATIVIDADES PARA O LIVRO

    QUER CONHECER AS DIFERENÇAS?
  Autor: João Rodrigues - Ilustradora: Meri 
  16p. – 4 cores – 26x36cm
  “  Este livro descreve de forma poética, lúdica e colorida algumas    diferenças que conhecemos pelo nome e/ou pela aparência com que    se mostram na vida cotidiana. De forma sutil, João Rodrigues direciona    o nosso olhar para um dos grandes desafios da sociedade contemporânea:    o trato com a diversidade. Ele aproveita pra nos desafiar a respeitar e a celebrar    as diferenças.
    Mary Susy Wilik
    Temas abordados: diferenças, autoestima, respeito ao próximo. 
- Comece o trabalho com o livro assentando as crianças em roda. Peça  a um aluno por vez que se levante da roda e passe na frente de cada amiguinho  observando bem o rosto e o corpo.
  - Peça as crianças para identificar as diferenças observadas.  Tome o devido cuidado para não gerar a prática do bullying;
  - Discuta as diferenças na natureza e entre as pessoas.
  - Conte a história do Patinho Feio, mostrando que, às vezes,  o “diferente” é mais bonito do que o “conhecido”.
  - Bullying é um excelente tema para ser tratado antes da leitura do  livro. Converse com as crianças sobre a forma maldosa com que certas  pessoas tratam os “diferentes” humilhando, xingando e até agredindo  fisicamente.
  - Após a leitura, poderá ser feito um paralelo dos personagens  do livro com os alunos da classe, inclusive as crianças poderão  associar alguns personagens a pessoas que eles têm contato no seu cotidiano  fora da sala de aula.
  - O livro permite uma reflexão sobre algumas doenças e deficiências:  paralisia infantil (falar sobre a importância das vacinas), a síndrome  de Down (deficiência genética), o autismo (Transtorno do Espectro  Autista – TEA, que pode se desenvolver antes e depois do nascimento.  A criança que tem esse distúrbio, tem dificuldade na comunicação  social e comportamentos repetitivos, em contrapartida, é boa em aprender  visualmente, são atentas em detalhes e exatidão, capacidade de  memória elevada e são leais e confiáveis), o cadeirante  (doenças e acidentes), aparelho nos dentes (a importância do cuidado  com a saúde bucal, como a escovação, o uso de chupetas  e mamadeiras), o uso de óculos (problemas genéticos ou acidentes).
  - Outra diferença tratada no livro, não menos importante que  as outras, é a questão da cor da pele. Vale destacar que nosso  país é mestiço, isso abre uma discussão e reflexão  com as crianças para conscientizá-las que cor de pele, raça,  não é impedimento para nos relacionarmos e que ninguém é melhor  que outro por conta dessa característica.
  - Trabalhe com os alunos sobre as diversas raças que formam o povo brasileiro.
  - Apesar de não citar no livro sobre a diversidade religiosa, o (a)  professor (a) pode se permitir fazer uma colocação sobre essas  diferenças (que geram tantos conflitos na sociedade atual). 
  TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
  - LOURO, Aline. Cada um... é um! Franco Editora
  - VASQUES, Marciano. Rufina. Franco Editora
  - PATERNO, Semíramis. O menino que enxergava com o coração.  Franco Editora
  - DIAS, Vera Lúcia. A festa no castelo. Franco Editora