SUGESTÕES    DE ATIVIDADES PARA O LIVRO

  QUER CONHECER MINHAS BRINCADEIRAS?
  Autores: Aline Louro e Fernando Franco e Ilustrador: Marcio Levyman
  16p. – 4 cores – 26x36cm
 
Uma    divertida proposta de resgate das brincadeiras que muitas crianças  não conhecem.
  Temas abordados: resgate de brincadeiras, jogos, infância.
-    Converse com as crianças    da turma sobre as ruas onde moram e a possibilidade de nela brincarem.
  - Pesquise as alternativas de lazer para as crianças que não  podem brincar em suas ruas.
  - Qual é o seu brinquedo predileto?
  - Resgate os brinquedos artesanais com os quais as crianças não  brincam mais: cinco marias, telefone sem fio, pipas, pião, amarelinha,  bonecas de pano etc.
  - Trabalhe com as cantigas de roda.
  - Converse com os alunos se existem brinquedos de meninas e meninos. 
  - Converse sobre os outros nomes das pipas.
  - A televisão é um bom divertimento? Quem prefere ver televisão  a brincar com os amigos?
  - Cantinho de exposição: “Nossos brinquedos”. Peça  que tragam de casa brinquedos artesanais, de madeira, pano, papel (explore-os,  brinque com todos, troque-os entre os alunos) e promova uma exposição.
  - Confeccione e brinque com bolas de meias. Ouça a música “Bola  de meia, bola de gude” (Milton Nascimento).
  - Amasse jornal, passe durex colorido, amarre lastex, faça ioiô e  brinque. Cante a música Ioiô (Trem da Alegria).
  - Construa brinquedos com sucata, trabalhando o reaproveitamento de materiais  e a consciência ecológica.
  - Brinque de: queimada, boliche, pare-bola, chute a gol, bola ao cesto, bola  de gude etc. (Aproveite as regras para estimular uma boa convivência  no dia a dia.)
  - Incentive a realização das brincadeiras ilustradas no pátio  ou outro espaço disponível na escola; talvez exista a possibilidade  de demarcar esses espaços com os desenhos das brincadeiras (ex: amarelinha,  caracol, dama etc).
  - Entrevista com as pessoas da família para ver o jogo ou brincadeira  que mais gostavam ou gostam. 
  - Oportunize a interação com obras de arte nas quais são  retratadas brincadeiras infantis, como: obras de Portinari, Picasso e Bruegel.  Realize leituras (quais as brincadeiras retratadas, onde estão, em que  tempo se passa, cores usadas) e releituras das mesmas (lembre que releituras  não são cópias das obras, mas sim a possibilidade da criança  poder se expressar a partir de uma referência artística).
  - Veja se alguém em casa ainda tem time de botão e promova um  torneio entre os alunos e, convide os pais pra este torneio.
  - Faça uma oficina com brinquedos reciclados. 
-    Leia e ilustre a poesiade Roseana Murray “Pião”.
  Um pião se equilibra
  na palma da mão,
  no chão, na calçada,
  e alado vai rodando
  por cima dos telhados,
  gira entre as nuvens,
  cada vez mais alto,
  até que num salto
  alcança a lua
  e rola
  até o seu lado oculto.
  Faz a curva o pião
  e ruma para Saturno,
  tropeça nos anéis,
  dá três cambalhotas,
  se pendura
  numa estrela cadente
  e, sem graça,
  volta para a palma da mão.
  
TEXTOS QUE PODEM AUXILIAR SEU TRABALHO, PROFESSOR:
  - LEWICKI, Glaucia. O pião do João. Franco Editora.
  - FRANCO, Fernando e GUSMÃO, Marta. Quer conhecer minha rua? Franco  Editora.
  - BORGES, Iris. Bolas! Quantas bolas! Franco Editora.
  - LEWICKI, Glaucia. A boneca da Teca. Franco Editora.
  - CAMBRAIA, Maria Elaine. Brincando de bicho. Franco Editora.