• Manual Química Agrícola - Adubos e Adubação


A distinção que me proporcionou o prof. E.MALAVOLTA, convidando-me a apresentar a 3ª edição de seu MANUAL DE QUÍMICA AGRÍCOLA - ADUBOS E ADUBAÇÃO, recebo mais como uma homenagem que este ilustre Professor faz aos agrônomos que trabalham em fertilizantes, do que a mim próprio, seu colega e amigo.

É, entretanto, extremamente honroso ser o veículo desta distinção.

Conheci o prof. E.MALAVOLTA, ainda muito jovem, recém-formado, já integrante do corpo docente da "Luiz de Queiroz", através do saudoso professor e cientista J.Mello de Moraes. Lembro-me ainda de suas palavras quando da apresentação - este jovem aqui , será em futuro próximo, um dos melhores cérebros da química agrícola no Brasil - jamais poderia esquecer essa profecia e, desde então, acompanho com admiração, sua luminosa trajetória e sua ascensão ao cenário científico no País e no exterior.

Na escola Superior de Agricultura " Luis de Queiroz", o prof. E.Malavolta ocupou todos os postos e posições - livre docente de Química Agrícola, Catedrático de Química Orgânica e Biológica e seu Diretor. Mestre e Doutor, continua formando mestres e doutores em ciências agronômicas. Professor visitante em inúmeras universidades no País e no exterior.

Pioneiro no Brasil na pesquisa com rádio-isotopos na agricultura. Incansável pesquisador de nutrição mineral das plantas, da fisiologia vegetal, da bioquímica, etc; pesquisas puras e aplicadas, sendo ele próprio quem diz: "MINHAS PLANTAS TEM AS RAÍZES ENTERRADAS NO CHÃO".

Mas o prof. E.Malavolta não pesquisa para si - é um divulgador nato, com mais de 3 centenas de artigos publicados e quase 2 dezenas de notáveis livros, verdadeiras bíblias agronômicas.

Com tudo isto, jamais perdeu o contato com o meio rural e com a industria de fertilizantes, na qualidade de consultor.

Difícil é distinguir do professor laureado, cientista notável, do administrador dinâmico.

O Prof. E. Malavolta é um privilegiado da ciência agronômica, mas os que o conhecem sabem bem que ao lado da rara inteligência está o gênio do trabalho.

Isto, é um pouco do muito do que é o cientista prof. E. Malavolta.

Este novo Manual de Química Agrícola - Adubos e Adubação - nos traz muita ciência aplicada, regida em linguagem acessível e, com grande didatismo, nos dá a conhecer os fertilizantes e os corretivos, suas tecnologias e usos; os micronutrientes, adubos fluídos, adubação orgânica e foliar. Com invulgar maestria, nos indica os métodos de determinação das doses mais corretas de adubos, para as principais culturas.

Com propriedade, conhecimento e prudência, discute - consumo, produção, importância e política de adubos no Brasil. enfechando seu livro. o prof. E. Malavolta, nos traz dois novos capítulos - Adubação - Doenças e Pragas e ADUBAÇÃO - Qualidade dos Produtos Agrícolas e do Meio.

São 600 páginas, distribuídas em 17 capítulos, metódicas e cientificamente arranjados de modo a conduzir, mesmo o iniciante nas lides cientificas, ao conhecimento da Química Agrícola.

O novo MANUAL DE QUÍMICA AGRÍCOLA é um perfeito compêndio, para estudantes de ciências agrícolas, técnicos e profissionais de agronomia e em geral, para todos aqueles que tenham necessidade ou prazer de conhecer os problemas relacionados com adubação das plantas.

Foi para mim motivo de grande satisfação apresentar a todos os profissionais de agronomia e, em especial, a nossa juventude acadêmica o noco Manual de Química Agrícola - Adubos e Adubação.

Cumprimento o prof. E. Malavolta por mais este valioso compêndio que passará a ocupar destacado lugar na biblioteca agrícola nacional.

São Paulo, 6 setembro de 1981
WILSON ALVES DE ARAUJO - Engº Agrônomo

Atenção: Livro antigo, pode conter páginas amareladas pelo tempo e outros detalhes.

Editora: Ceres
Autor: E. Malavolta
Ano: 1981
Edição:
Nº de pág: 596
Acabamento: Capa Dura
Formato: 16x24cm
ISSN: 978-85-318-0018-8

Manual Química Agrícola - Adubos e Adubação

  • Editora: Ceres
  • Autor: E. Malavolta
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 98,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Rua Dr. Celso Galdino Fraga, 382 - Piracicaba-SP