• Abc da Análise Solo e Folha

Acredito que as primeiras análises de terra para fins de recomendação de adubação foram feitas no instituto agronômico de campinas ( i.a c ) no fim do século passado quando  d. pedro II trouxe da áustria o sábio f. w.dafert que foi o primeiro diretor do agronômico.


Em um dos seus estudos,"estrumes artificiais na cultura do café”, depois de indicar várias fórmulas gerais, dafert escreveu (respeitada à ortografia) "em caso de uma composição anormal do solo (falta unilateral de seus componentes, etc.) será preciso modificar as fórmulas supra reproduzidas. convém, sempre que houver motivo de acreditar-se na presença duma tal anomalia (cafezais velhos, terrenos esgotados por cultura de cana, etc.) mandar amostras das respectivas terras ao instituto agronômico que as analisará e que fornecerá aos lavradores as informações a respeito." ainda é atual a nota do, roda-pé: "chamamos nesta ocasião a atenção dos lavradores para o fato que taes análises exigem bastante tempo e trabalho e que por isso devem ter um pouco de paciência, enquanto o pessoal do instituto só conta três chimicos.


Entraram nos últimos meses perto de 200 amostras no laboratório e houve fazendeiros que já depois de 3 dias reclamaram o resultado!"

 

Cerca de 60 anos depois se começou a fazer análises de folhas para avaliação do estado nutricional, também com o cafeeiro. A iniciativa foi devida a pesquisadores do ibec research institute que, mediante convênio, instalaram o laboratório no iac:

 

Mais de meio século, portanto, separa o início das análises de terra do começo das análises de folha.

 

Muita água passou sob a ponte. Multiplicaram-se as pesquisas e os laboratórios, tanto os oficiais quanto os particulares para fazer as análises.

 

Foram obtidos padrões para as análises de terra e para as análises de folha que permitiu fazerem-se recomendações de adubação,avaliação do estado nutricional das mais diversas culturas e ajuste nos programas de adubação. O agricultor pode, pois, utilizar-se das duas ferramentas, as análises de solo e a de folha. Desse modo fará a calagem empregando a dose certa de corretivo ou a gessagem, se indicada. Aplicará a quantidade de macro ou micronutrientes exigidas pela cultura, nem mais e nem menos. Terá por isso uma possibilidade maior de obter o esperado e merecido lucro do seu esforço. Este livrinho, escrito de modo mais simples possível destina-se a ajudar o agricultor, o extensionista e os técnicos de modo geral acolher melhor as amostras de terra e de folhas, interpretar os resultados e usá-los na prática. Críticas e sugestões serão bem recebidas.

 

Piracicaba, 13 de agosto de 1992.

 

E. Malavolta


Atenção: Livro antigo, pode conter marcas provocadas pelo tempo.

 

Editora: Agronômica Ceres
Autores: Eurípedes Malavolta

Ano: 1992

Edição: 
Nº de páginas: 124
Acabamento: Brochura
Formato: 14 x 21cm
ISBN: 85-318-0004-8


Abc da Análise Solo e Folha

  • Editora: Ceres
  • Autor: Eurípedes Malavolta
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 49,00

Produtos relacionados

Abc da Adubação


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP