• Nutrição Mineral de Plantas  - Sbcs

A primeira edição deste livro foi lançada há pouco mais de dez anos, em 2006. Este pode ser considerado o Annus Mirabilis da Nutrição de Plantas no Brasil, pois, além do
volume “Nutrição Mineral de Plantas”, editado pela Sociedade Brasileira de Ciência do Solo, também foram lançados o “Manual de Nutrição Mineral de Plantas” do Professor E. Malavolta e, simultaneamente, a versão em português do livro de Epstein & Bloom,“Nutrição Mineral de Plantas: Princípios e Perspectivas”.

Nos últimos dez anos, houve um crescimento exponencial no conhecimento e nos métodos de pesquisa em nutrição de plantas. O período anterior pode ser considerado como o da clássica abordagem fenomenológica, o qual tem como referência inicial o livro de Epstein publicado em 1972, seguido dos livros de Mengel & Kirkby (1978) e de
Marchner (1986).

O século XXI vem acompanhado de um enorme volume de conhecimento científico, principalmente devido à intensa atividade de pesquisa com o uso de técnicas moleculares. Essas técnicas nos permitiram não apenas ir além de “deduzir” a existência de transportadores de íons e moléculas, como fizemos graças a um extraordinário esforço
intelectual, utilizando as curvas de velocidade versus concentração, que mostravam cinética de saturação, mas também chegar à identificação e à caracterização de muitos
genes que codificam para bombas iônicas, carreadores e canais iônicos, bem como os fatores de transcrição que controlam os seus níveis de expressão.

Também, por meio de abordagens moleculares e de eletrofisiologia, foi possível caracterizar as propriedades cinéticas de diferentes proteínas transportadoras e os mecanismos de transporte envolvidos. Técnicas foram desenvolvidas para o estudo em detalhe da arquitetura, morfologia e anatomia do sistema radicular e de suas respostas às mudanças no ambiente edáfico.

Tornou-se possível ainda caracterizar como os fatores bióticos e abióticos afetam esses processos, o balanço energético e os custos metabólicos da absorção, do acúmulo e do transporte dos nutrientes na planta.
A disponibilidade desse conhecimento nos permite identificar as estratégias e os mecanismos para alcançar maior eficiência no uso dos nutrientes pelas plantas, com alta produtividade e menor dano possível ao meio ambiente.

Devido ao avanço do conhecimento em nutrição de plantas, todos os capítulos deste volume foram revistos e atualizados; além disso, quase todos foram ampliados, alguns sofreram grandes modificações e outros tiveram de ser substituídos.

Tivemos uma preocupação especial na elaboração deste volume com a clareza e a facilidade de compreensão dos tópicos abordados. Figuras originais foram produzidas e
outras foram adaptadas com esse objetivo. Quando necessário, “Boxes”, com abordagem didática, foram adicionados aos capítulos.

Os autores dos diversos capítulos esforçaram-se ao máximo para que pudéssemos produzir um livro atual, na fronteira do conhecimento, que incorpora os avanços obtidos pela ciência e pode servir como referência e orientação para estudantes, pesquisadores e professores na área de Nutrição Mineral de Plantas.

Manlio Silvestre Fernandes
Departamento de Solos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, RJ.

Editor Técnico: Manlio Silvestre Fernandes, Sonia Regina de Souza e Leandro Azevedo Santos
Ano: 2018
Edição:
Nº de pág: 670
Acabamento: Capa Dura
Formato: 18x27cm
ISBN: 978-85-86504-23-5

Nutrição Mineral de Plantas - Sbcs

  • Editora: Sbcs
  • Autor: Manlio Silvestre Fernandes
  • Disponibilidade: Em estoque
  • R$ 120,00

Produtos relacionados


 Formas de pagamento:

     

 contato@ciodaterralivraria.com.br 
  (19) 3433-1987
 Cnpj: 06.267.698/0001-92
 End. Av. 9 de Julho, 1229 - Piracicaba-SP